header top bar

section content

Programa Pânico na Band apelou em brincadeiras, está sendo acusado de racismo e tira personagem famoso do ar

Acusado de racismo, programa decide tirar personagem Africano do ar

Por

11/08/2015 às 07h25

O programa está sendo acusado de racismo e tira personagem famoso do ar

Alvo de acusações de racismo por causa do personagem Africano, a direção do "Pânico na Band" anunciou que o tipo interpretado por Eduardo Sterblitch sairá do ar.

Em nota, a assessoria de imprensa do programa informou que a trupe não teve a intenção de atacar ninguém com a brincadeira: "Tanto que no quadro em que o personagem foi ao ar, o 'Pânico’s Chef', tem diversos outros personagens de diferentes etnias, japonês e nordestino, por exemplo, que preparam pratos típicos das regiões que moram. Enfim, nenhum deles foi criado para ofender”.

Nas redes sociais, internautas criticaram bastante a sátira. Com o rosto pintado de preto e usando um tecido escuro no corpo, o humorista aparece em cena se comportando como um selvagem.
No Facebook, foi criado um evento chamado "Repúdio ao racismo do personagem Africano no 'Pânico na Band'”. A página classifica o personagem como "nojento".

"Nós exigimos um basta nesse e tantos outros personagens que põem o negro em posição de animal e reforça o racismo que humilha preto, que nos coloca como ignorantes. Repudiamos a maneira nojenta em que retratam os povos da África a fim de intensificar o mito de que tudo que vem da África e todo o seu povo não tem educação e merece gargalhadas de escárnio. Nós exigimos o fim deste quadro que não tem outro objetivo a não ser humilhar um povo e raça", diz a descrição do evento.

A brincadeira repercutiu mal também na África. Um jornal da região, "Sene Web", criticou a brincadeira e acusou a atração de estar ridicularizando o povo afrodescendente. “O Brasil é um país racista? Vejam como eles riem dos africanos”, diz a manchete da publicação.

MSN

Tags:
Recomendado pelo Google: