header top bar

section content

Médico sobre o uso da camisinha. “É só abrir, desenrolar e a festa está feita”

Para o médico ginecologista Oscar Sobral, “prudência” é a palavra de ordem para esse carnaval

Por

05/02/2016 às 16h53 • atualizado em 11/02/2016 às 11h37

Para o médico ginecologista Oscar Sobral, “prudência” é a palavra de ordem para esse carnaval

Para o médico ginecologista Oscar Sobral, “prudência” é a palavra de ordem para esse carnaval. Na verdade, ela sempre foi importante. Mas em tempos de ‘novas’ doenças surgindo, se prevenir para cuidar da saúde durante a folia se tornou ainda mais essencial.

São muitos os perigos: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, excesso de álcool e energéticos, drogas, má alimentação, entre outros. Mas outra ameaça ronda o folião. É o risco de contrair dengue, chikungunya e zika vírus através da picada do mosquito aedes aegypti.

VEJA TAMBÉM

Juíza proíbe crianças e adolescentes de até 15 anos no carnaval de CZ sem pais ou responsáveis

Bailarinos ensinam hits do carnaval como “Metralhadora”, “Colinho do Papai” e “Bang”

Para isso, Dr. Oscar aconselha que os brincantes usem repelentes no corpo, principalmente porque é comum o uso de roupas curtas nessa época. Já em relação às doenças sexualmente transmissíveis, a dica não poderia ser outra: o uso incondicional de preservativo (camisinha masculina e feminina).

“Nossa grande arma é o preservativo. Coloca no bolso o teu preservativo, para que de Cajazeiras você leve lembranças boas e também traga lembranças boas. É só abrir, desenrolar e a festa está feita”, orienta Dr. Oscar.

Ele também alertou para o perigo do uso excessivo de bebidas alcoólicas e energéticos sem uma boa alimentação e sem ingestão de outros líquidos como água e sucos. Dr. Oscar explica que é muito importante manter os horários regulares das principais refeições e se manter hidratação também com frutas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: