header top bar

section content

Tomar café em excesso, antes das atividades físicas pode prejudicar gravemente o coração

Especialista dá dicas de como treinar diariamente sem danificar a saúde cardiovascular

Por Notícias ao Minuto

15/07/2019 às 08h33

Os cientistas puderam concluir que os voluntários demoraram mais de uma hora para que os batimentos cardíacos voltassem ao normal, o dobro do tempo que levariam sem a ingestão de cafeína.

Uma recente pesquisa realizada na Unifesp de Marília, no interior do estado de São Paulo, mostrou que o café pode ser bastante prejudicial se tomado antes das atividades físicas, podendo levar a paradas cardíacas e até ao infarto. Publicado na revista Scientic Reports, o estudo contou com 32 participantes homens de 18 a 25 anos, que consumiram a cafeína antes de um exercício físicos.

Os cientistas puderam concluir que os voluntários demoraram mais de uma hora para que os batimentos cardíacos voltassem ao normal, o dobro do tempo que levariam sem a ingestão de cafeína. A ação da substância no organismo aumenta a frequência cardíaca e sua ação estimulante faz a pressão arterial subir, aumentando os riscos de infarto, principalmente em pessoas que praticam exercícios físicos, já que o esforço causado pela atividade também faz o coração bater mais rápido.

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, é preciso tomar cuidado com todas as substâncias estimulantes, assim como o termogênico. “Conhecidos por acelerar o metabolismo, o termogênico pode ser bastante perigoso à saúde cardiovascular, podendo levar ao desenvolvimento de arritmias cardíacas. Para quem faz atividade física, o ideal é ficar de olho no que está ingerindo e manter a consulta com o cardiologista em dia”, alerta o médico.

No geral, as atividades físicas estão entre as principais recomendações quando o assunto é a saúde cardiovascular. Antes de sair correndo do sedentarismo, o ideal é passar por um check-up para avaliar o coração e a sua capacidade de realizar o esforço físico.

“No check-up, vários exames serão pedidos pelo médio. Entre eles, o teste ergométrico e o ecocardiograma são os mais comuns. O teste ergométrico avaliará as condições cardiológicas durante o esforço, onde acompanhamos as frequências cardíacas e a pressão arterial antes e depois do paciente caminhar pela a esteira. Já no ecocardiograma, é feito um ultrassom do coração, assim conseguimos imagens do órgão. No check-up, além de exames que medem o colesterol e a glicemia, é comum realizarmos hemograma completo”, conta o cirurgião.

Essa bateria de exames é a melhor maneira de identificar qualquer irregularidade no coração. Após a liberação médica, o paciente é autorizado a praticar qualquer tipo de atividade física que, além de reduzir o colesterol, diminui as chances de desenvolver o diabetes e a hipertensão.

“As atividades físicas aumentam a qualidade de vida e é benéfica para o organismo em geral. Saiba seus limites e restrições, faça acompanhamento médico para o emagrecimento saudável e evite substâncias que podem prejudicar o seu coração, como a cafeína, termogênicos e bebidas energéticas”, finaliza o cirurgião.

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/970059/cafe-em-excesso-antes-das-atividades-fisicas-pode-prejudicar-o-coracao

Recomendado pelo Google: