header top bar

section content

ALERTA! Beber café com açúcar pode aumentar risco de câncer

As bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso, diabetes, doenças cardíacas e derrames.

Por Cura pela Natueza

30/03/2019 às 07h57

As bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso, diabetes, doenças cardíacas e derrames.

Todos nós sabemos que consumir açúcar faz muito mal à saúde.

Mas, agora, você tem ainda mais motivos para evitar o consumo de produtos ricos nessa substância.

Os cientistas descobriram que as bebidas adoçadas com açúcar – como o cafezinho da maioria das pessoas -, apesar de muito saborosas, também podem provocar uma morte prematura.

Um estudo de 34 anos com mais de 118.000 homens e mulheres nos Estados Unidos sugere que as pessoas que bebem mais bebidas açucaradas têm maior probabilidade de morrer de todo tipo de coisas, especialmente de problemas cardíacos e cânceres, e que o refrigerante diet e os substitutos do açúcar podem não ser muito melhores quando consumidos em grandes quantidades.

As bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso, diabetes, doenças cardíacas e derrames.

E, além disso, a mais recente evidência é de que essas bebidas podem ser mortais.

As descobertas relacionadas às mortes por câncer foram especialmente surpreendentes para o principal autor do estudo, Vasanti Malik, pesquisador do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard.

“Faz sentido”, disse ele.

“Quando analisamos os diferentes tipos de câncer, essa associação foi impulsionada pelo câncer de mama e cólon, que são cânceres relacionados à dieta / obesidade”.

“O refrigerante diet pode ser usado para ajudar consumidores frequentes de bebidas açucaradas a reduzirem seu consumo, mas a água é a melhor e mais saudável escolha”, explica.

As descobertas são ainda mais surpreendentes. Ficou comprovado que beber quatro ou mais bebidas adoçadas artificialmente por dia também aumenta significativamente o risco de morte para as mulheres, embora não pudessem dizer o mesmo para os homens.

Mas há algumas ressalvas.

Como esse estudo foi observacional e os cientistas não exigiram que as pessoas ficassem em um laboratório por décadas enquanto coletavam dados, não podemos ter certeza de que há um nexo causal entre a morte prematura e as bebidas açucaradas.

Pode ser que as pessoas que bebem mais açúcar morram mais jovens por causa de outras coisas menos saudáveis ​​que estão fazendo, como consumir mais calorias ou comer mais carne vermelha e menos vegetais.

Mas mesmo quando os pesquisadores controlaram fatores como dieta, atividade física, índice de massa corporal e idade, eles ainda descobriram que as pessoas que bebiam mais bebidas adocicadas com açúcar tinham maior probabilidade de morrer mais cedo.

E mais: há outras evidências de que doces (como refrigerantes e cafés doces) que contribuem para a obesidade podem alimentar diretamente cânceres perigosos.

Um estudo realizado em ratos descobriu que o xarope de milho rico em frutose, um ingrediente adoçante comum em muitas bebidas açucaradas que pode alimentar o crescimento de tumores de câncer de cólon.

Isso reforça o que os cientistas vêm supondo há anos: o açúcar pode estimular tumores cancerígenos a crescer mais rapidamente e de forma mais agressiva.

Mais estudos são necessários para saber se esses mecanismos de câncer funcionam da mesma maneira em humanos, como em animais de laboratório e células.

A boa notícia é que reduzir um pouco o açúcar pode ajudar.

Em vez de adicionar açúcar ao seu café ou beber um refrigerante, experimente beber café com canela, raspas de limão ou óleo de coco, por exemplo.

É possível até beber um café completamente sem açúcar e nenhum tipo de adoçante, desde que ele seja de boa qualidade.

Fonte: Cura pela Natueza - https://www.curapelanatureza.com.br/post/03/2019/beber-cafe-com-acucar-pode-aumentar-risco-de-cancer-revela-estudo

Recomendado pelo Google: