header top bar

section content

ALERTA! Estudo descobre que moscas carregam a bactéria que gera úlcera e gastrite em humanos

É bem sabido que as moscas podem transmitir doenças , mas até agora os cientistas não tinham ideia de quão extenso isso pode ser

Por IFLSCience

08/01/2019 às 13h22

Os perigos desse inseto na vida do ser humano (Foto: Pixabay)

Nós todos sabemos que com sua propensão para se deleitarem em carne podre e parcialidade para cocô, moscas são criaturas bastante anti-higiênicas. Agora parece que estamos subestimando o quão rudes são esses insetos , se é que isso é possível.

Um novo estudo publicado na semana passada na Scientific Reports descobriu que tanto moscas domésticas quanto moscas varejeiras são um refúgio positivo para bactérias, com alguns insetos carregando centenas de espécies diferentes em suas asas e pernas, depositando-as onde pousam, seja nas superfícies de sua cozinha. ou os rolinhos de salsicha no seu piquenique. Muitas dessas bactérias podem ter um impacto significativo na saúde humana e, como resultado, os autores argumentam que as organizações de saúde têm negligenciado o papel que os insetos podem desempenhar nos surtos de doenças.

“As pernas e asas mostram a maior diversidade microbiana no corpo da mosca, sugerindo que as bactérias usam as moscas como ônibus transportados pelo ar”, explicou Stephan Schuster, que foi co-autor da pesquisa. “Pode ser que as bactérias sobrevivam à sua jornada, crescendo e se espalhando em uma nova superfície. De fato, o estudo mostra que cada passo de centenas que uma mosca levou deixa para trás uma trilha de colônias microbianas, se a nova superfície suportar o crescimento bacteriano ”.

A equipe sequenciou os microbiomas de 116 moscas domésticas e varejeiras de três continentes diferentes para construir um quadro da diversidade de microorganismos que vivem nos insetos, e até mesmo os pesquisadores ficaram impressionados com o que encontraram. Eles descobriram que, em geral, as criaturas abrigavam mais de 600 tipos diferentes de bactérias , muitas delas ligadas à saúde humana. Curiosamente, eles descobriram que as moscas amostradas de estábulos de cavalos tinham uma menor diversidade de bactérias em seus corpos do que aqueles de ambientes urbanos.

É bem sabido que as moscas podem transmitir doenças , mas até agora os cientistas não tinham ideia de quão extenso isso pode ser. Por exemplo, os pesquisadores descobriram 15 moscas que carregavam a bactéria Helicobacter pylori , que é conhecida por causar úlceras estomacais em seres humanos. Até agora, as moscas nunca foram consideradas um vetor para a Helicobacter .

Embora isso obviamente tenha implicações importantes para a saúde humana, com os pesquisadores sugerindo que talvez na próxima vez que fizer um piquenique, escolha um local na floresta em vez daquele parque no meio da cidade, ele poderá ter outras aplicações interessantes.

Os insetos poderiam ser usados ​​como “drones” de biomonitoramento natural. Os autores sugerem que as moscas poderiam ser enviadas para certas regiões que poderiam ser difíceis de serem amostradas, e então os microbiomas dos insetos testados para ver quais microrganismos estão presentes.

Fonte: IFLSCience - https://www.iflscience.com/plants-and-animals/it-turns-out-that-flies-are-way-grosser-than-we-ever-imagined/

Recomendado pelo Google: