header top bar

section content

PLANTA MILAGROSA: Artrite, hipertensão, Alzheimer e mais 5 benefícios de erva popular no Brasil

Composta por pelo menos 30 constituintes, a unha-de-gato tem mesmo a capacidade de curar muitas enfermidades.

Por Cura pela Natureza

03/12/2018 às 08h36 • atualizado em 03/12/2018 às 08h37

Unha de gato e seus benefícios para a saúde

Quem já ouviu falar na planta unha-de-gato? Conhecida também como herinha, é uma planta medicinal que cresce em forma de cipó, formando arbustos trepadores.

Suas folhas são verde-claras e possui espinhos levemente curvados.

Seu caule é marrom avermelhado e creme e pode armazenar água em seu interior para suprir suas próprias necessidades.

A unha-de-gato (cujo nome científico é Uncaria tormentosa) é usada terapeuticamente há séculos por povos indígenas da Amazônia.

Por lá, acredita-se que a planta tenha poderes mágicos de cura.

E, de fato, há algo de mágico nessa planta.

Composta por pelo menos 30 constituintes – incluindo alcaloides, taninos, ácidos fenólicos, diterpenos, flavonoides e outros fitoquímicos poderosos – a unha-de-gato tem mesmo a capacidade de curar muitas enfermidades.

Veja uma lista com oito benefícios da planta:

1. Antioxidante poderoso

A análise dos extratos da planta revelou que ela é um antioxidante potente, com maior atividade de eliminação de radicais livres, em comparação com frutas, verduras, cereais e outras plantas medicinais.

Isso porque possui concentrações muito altas de taninos e compostos fenólicos.

2. Repara danos no DNA

Todos os dias, nosso DNA sofre milhões de eventos prejudiciais.

O simples fato de respirarmos oxigênio introduz radicais livres em nossos corpos, que se acumulam com o tempo e causam danos não apenas ao DNA, mas também ao RNA e às proteínas.

Passar muito tempo exposto ao sol é outra maneira de danificar o DNA, já que a exposição à luz ultravioleta e outras formas de radiação é conhecida por prejudicar o funcionamento normal das células que podem levar ao câncer de pele.

A poluição do ar – especificamente os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que são encontrados nos gases de escapamento do carro, na fumaça do cigarro e na queima de combustíveis fósseis – pode comprometer o DNA e resultar na formação de tumores no corpo.

Estudos realizados com a unha-de-gato mostraram que ela pode ajudar a reparar o DNA danificado.

Em um estudo realizado em 2001, um grupo de voluntários saudáveis ​​foi submetido a tratamentos de quimioterapia para induzir danos ao DNA.

Eles então receberam extratos de água de unha-de-gato por um período de oito semanas.

Os suplementos da planta reduziram a quantidade de danos no DNA que ocorreram e aumentaram o grau de reparo do DNA em comparação com o grupo de controle.

Outro estudo testando o efeito da unha-de-gato em peles expostas à radiação resultou em uma redução da morte celular por luz UV e melhorou o reparo do DNA.

3. Fortalece o sistema imunológico

A unha-de-gato pode estimular o sistema imunológico, de acordo com pesquisas científicas.

Os estudos indicam que isso se deve aos alcaloides da planta, capazes de ajudar as células de defesa do organismo durante a fagocitose, processo em que as células atacam e capturam corpos estranhos e os digerem, eliminando-os.

4. Ajuda a tratar os sintomas da artrite

A unha-de-gato também possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e pode eliminar um grupo de proteínas pró-inflamatórias que têm sido implicadas na artrite reumatoide.

A ingestão do suplemento da unha-de-gato durante um ano por pessoas que sofrem artrite reumatoide foi capaz de reduzir a dor e o inchaço em mais de 50%.

Também benéfico para os pacientes com osteoartrite do joelho, o uso da planta medicinal por apenas uma semana reduziu significativamente a dor durante a caminhada e outras atividades físicas.

5. Diminui a pressão arterial alta

A hipertensão é uma condição comum que, quando não tratada, provoca problemas cardíacos, como ataque do coração e derrame.

Ao avaliar os efeitos redutores da pressão sanguínea de várias ervas e plantas (felizmente, existem muitos), a unha-de-gato foi identificada como um remédio natural para a hipertensão arterial.

Um alcaloide neuroprotetor, a hirsutina mostrou-se, em estudos com animais, um bloqueador eficaz dos canais de cálcio – impedindo a entrada de cálcio no coração e nos vasos sanguíneos, o que resulta em pressão arterial mais baixa.

6. Promissora como tratamento para a doença de Alzheimer

Os efeitos neuroprotetores da unha-de-gato também se estendem a doenças cerebrais degenerativas, como a doença de Alzheimer.

Ela é capaz de inibir as proteínas associadas ao desenvolvimento da soença de Alzheimer.

Além desses efeitos preventivos, a unha-de-gato teve a capacidade de “desestabilizar” essas proteínas depois que elas já haviam se formado no cérebro.

O impacto da planta neste estudo fez com que os pesquisadores pensassem que ela tem a potência para se tornar um remédio natural para a prevenção e/ ou cura do mal de Alzheimer.

7. É antimutagênica

Na luta contra o câncer, muitas vezes remédios fitoterápicos são negligenciados, apesar da enorme quantidade de descobertas científicas que indicam que muitas plantas têm o poder de prevenir e corrigir a disseminação maligna de células anormais.

No caso da unha-de-gato, a pesquisa sugere que ela é antitumoral e antimutagênica.

Um estudo in vitro de células de câncer de mama descobriu que a planta reduziu a frequência de mutações, assim como diminuiu a disseminação de células cancerosas em 90%.

O melhor é que, mesmo no estágio tardio, a unha-de-gato mostrou um benefício para as pessoas com câncer avançado.

Cerca de 50 pacientes com tumores sólidos, que tinham uma expectativa de vida de apenas dois meses, e estavam sem mais opções de intervenção médica, receberam 100 mg de unha-de-gato três vezes por dia.

Não só a planta melhorou sua qualidade de vida (redução da fadiga, ansiedade, depressão e inflamação, além de melhorar a qualidade do sono e funcionamento social), como também o tratamento prolongou a sobrevida em quatro dos participantes, estabilizando sua condição por até oito meses.

8. É antiviral

Além do suporte do sistema imunológico, a unha-de-gato possui fortes propriedades antivirais.

Estudos sobre os efeitos da planta no vírus da dengue e no herpes, por exemplo, mostraram que isso ajudou a retardar a propagação da infecção.

No teste do vírus do herpes, o extrato da planta impediu que o vírus se ligasse às células do hospedeiro, enquanto o estudo da dengue descobriu que reduzia as taxas de infecção de monócitos, um tipo de células do sistema imunológico.

Como usar a unha-de-gato?

Você pode fazer um chá com as folhas da planta ou ingerir cápsulas vendidas em farmácias de medicamentos naturais.

Para o chá de unha de gato, use uma colher (sopa) das folhas de unha-de-gato ou 20 gramas da raiz para 1 litro de água.

Ferva a água, adicione a planta, desligue o fogo e deixe descansar durante 15 minutos, com a panela tampada.

Recomenda-se tomar o chá de unha-de-gato de oito em oito horas, entre as refeições.

Para ter certeza sobre a dose diária necessária, é sempre bom procurar um especialista em fitoterapia.

E atenção: Se usada em excesso, a unha-de-gato pode causar efeito diarreia, náuseas e prisão de ventre.

Grávidas não devem consumir a planta.

Fonte: Cura pela Natureza - https://www.curapelanatureza.com.br/post/11/2018/artrite-hipertensao-alzheimer-e-mais-5-beneficios-da-poderosa-planta-unha-de-gato

Recomendado pelo Google: