header top bar

section content

Cajá: Descubra 6 benefícios poderosos dessa fruta para a sua saúde para você não deixar de consumi-lá

Como a fruta não está disponível em todas as épocas do ano, você pode optar pelas polpas congeladas de cajá, que conservam os nutrientes da fruta

Por Paola Lisboa / Conquiste sua vida

23/10/2018 às 08h55 • atualizado em 23/10/2018 às 08h59

Benefícios do Cajá para a saúde (Foto: Shutterstock)

É tempo de cajá no Brasil! A exótica frutinha amarelada, típica do norte e nordeste do país, entra em sua melhor safra durante o verão proporcionando muito sabor, refrescancia e poderosos nutrientes para a nossa saúde. Com gosto peculiar, levemente ácido, suas possibilidades de consumo são enormes e, por isso, pode (e deve!) fazer parte tranquilamente da nossa alimentação cotidiana. Descubra alguns desses incríveis benefícios e as principais propriedades do cajá.

Dentre suas principais virtudes nutricionais, o cajá é responsável por fornecer quantidades incríveis de fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino, vitamina C, responsável por melhorar o nosso sistema imunológico, e minerais como ferro, cálcio e fósforo, que fortalecem a nossa saúde óssea, prevenindo doenças como a osteoporose. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, o cajá é uma fruta rica em nutrientes e deve estar presentes em uma alimentação equilibrada. A profissional destaca 6 benefícios da fruta. Confira:

6 benefícios do cajá para uma alimentação saudável
1 – Protege contra doenças cardíacas: O cajá é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular: “Extremamente rico em vitamina C, essa substância age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto, por exemplo”, ressalta a nutricionista

2 – Previne osteoporose: A fruta é fonte de cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

3 – Oferece um bem-estar geral: Segundo a nutricionista, o cajá contém um elevadíssimo teor de carotenóides: “Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido”, explica a profissional.

4 – Previne a anemia: Rico em ferro, o cajá ajuda a prevenir a anemia. A doença reduz consideravelmente o número de células vermelhas e saudáveis no sangue, dificultando a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos. A principal característica da anemia é a fraqueza e a fadiga, para isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em ferro e de preferência, combinados com a vitamina C, aumentando a absorção do mineral.

5 – Ajuda a emagrecer: Para quem deseja perder uns quilinhos para o verão, o cajá está ai para contribuir. A fruta possui baixo teor calórico, por isso pode ser ingerida sem culpa. Associe o consumo da fruta com a prática de atividades físicas para obter os resultados desejados.

6 – Previne a TPM: Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, o cajá é uma ótima indicação para controlar esses incômodos: Por atuar nos hormônios femininos, já que contém vitaminas A, B e C, a futa ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM”, analisa a nutricionista.

Como consumir o cajá no dia a dia?
Assim como toda fruta, o cajá pode ser consumido em sua forma natural e acrescido em sobremesas, saladas de frutas ou sucos. Você já pensou em preparar um delicioso suco de cajá para começar o dia? Como a fruta não está disponível em todas as épocas do ano, você pode optar pelas polpas congeladas de cajá, que conservam os nutrientes da fruta, além de ser uma bebida deliciosa, que pode ser preparada com leite ou com água.

Fonte: Paola Lisboa / Conquiste sua vida - http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/caja-descubra-6-beneficios-poderosos-dessa-fruta-para-a-sua-saude_a4972/1

Recomendado pelo Google: