header top bar

section content

Homens com barriga de chope e um pouco acima do peso são mais saudáveis, diz antropólogo

Para Richard Bribiescas, professor da Universidade Yale, estar um pouquinho acima do peso pode até ser positivo – mas só para quem é casado e tem filhos. Entenda:

Por Superinteressante

13/08/2018 às 09h59

Barriga de chope nem é tão ruim assim, afirma antropólogo (Foto: Ilya Terentyev/iStock)

Ganhar uma certa barriguinha depois da paternidade pode tornar os homens mais saudáveis, mais atraentes, mais longevos e melhores em transmitir seus genes. É o que acredita o antropólogo Richard Bribiescas, professor da Universidade Yale e autor de um livro a respeito: How Men Age: What Evolution Reveals about Male Health and Mortality (“Como o homem envelhece: o que a evolução revela sobre a saúde masculina e a mortalidade”, não lançado em português).

Segundo ele, isso está ligado aos níveis decrescentes de testosterona. A testosterona é um hormônio que, nos homens, é produzido pelos testículos. Além de governar características sexuais masculinas (crescimento das gônadas, nascimento de pelos, engrossamento da voz, etc), esse hormônio também determina as formas típicas do corpo do homem.

Conforme os níveis de testosterona diminuem – o que ocorre naturalmente à medida que o homem envelhece –, o corpo tende a ganhar peso e reduzir sua massa muscular. Assim, o excesso de energia dos alimentos se deposita, na forma de gordura, em volta do abdômen, criando a “barriguinha de chope”. De acordo com Bribiescas, a queda na testosterona também faz com que os homens procurem menos parceiros sexuais, e invistam mais tempo na família e nos filhos.

Ele também aborda o lado da saúde. Embora o sobrepeso esteja comprovadamente ligado ao risco de doenças cardíacas, a queda nos níveis de testosterona também desacelera o metabolismo do homem – o que pode trazer benefícios. Um estudo de 2008 descobriu que homens com metabolismo acelerado tinham 50% mais risco de morrer em um ano do que aqueles cujos corpos queimavam menos energia em repouso.

“Embora os homens sejam, em média, maiores e fisicamente mais fortes que as mulheres, eles têm uma fraqueza considerável: mais dificuldade em combater infecções e doenças, além de não se cuidarem”, disse o autor.

De toda forma, as questões envolvendo a testosterona são de interpretação complexa. Níveis muito baixos do hormônio estão associados a falta de energia, perda de libido, disfunção erétil, etc. A barriguinha de chope pode até ser vantajosa, mas é bom os papais não descuidarem das taxas de seus hormônios. E, mais importante, não desistirem de um estilo de vida saudável.

Fonte: Superinteressante - https://super.abril.com.br/ciencia/homens-com-barriga-de-chope-sao-mais-saudaveis-diz-antropologo/

Recomendado pelo Google: