header top bar

section content

Combata o estresse e melhore o humor inalando o aroma deste chá – comprovado pela ciência

“Aroma” = odor agradável + “terapia” = tratamento, ou seja, aromaterapia significa tratamentos através de odores agradáveis.

Por Cura pela Natureza

07/08/2018 às 08h54 • atualizado em 07/08/2018 às 09h02

Inalar o chá preto é ótimo para combater o estresse

Excesso de trabalho (muitas vezes levando-o para casa), falta de tempo para o lazer ou para a família, má alimentação, tensão no trânsito, medo da violência urbana.

Essas são algumas das situações que mais geram estresse em pessoas de qualquer lugar do planeta.

Não por acaso, o Brasil o segundo país mais estressado do mundo, segundo um ranking com dez países, feito pela International Stress Management Association (Isma).

Na nossa frente estão apenas os japoneses (no Japão, a cobrança por resultados é grande).

E foram eles, os primeiros da lista, que, para o alívio de muita gente, descobriram uma nova alternativa para aliviar o estresse físico e emocional.

E é algo muito simples!
Você gosta de chá preto?

Então já pode começar a inalar seu chá preto antes de bebê-lo.

Não é brincadeira, não!

Uma pesquisa mostrou que o chá preto inalado contém compostos aromáticos que podem ajudar a diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor. É sabido que o consumo regular de certos chás melhora a atenção, o relaxamento e a concentração, além de reduzir o cansaço

Mas agora cientistas japoneses estão atentos não apenas para os benefícios gerais do chá, mas para componentes específicos que fazem do sabor e do aroma do chá excelentes aliados da saúde e do bem-estar.

A técnica nada mais é do que a conhecida aromaterapia.

A gente explica melhor: “Aroma” = odor agradável + “terapia” = tratamento, ou seja, aromaterapia significa tratamentos através de odores agradáveis.

Esse é um tipo de terapia de natureza holística (trata com um olhar global, não específico) que visa equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Pesquisadores da Universidade de Shizuoka, Universidade de Chubu, Mitsui Norin Co e Tokai University, todas no Japão, realizaram um estudo para determinar os efeitos de dois tipos de aromas de chá preto no estresse físico e psicológico.

Eles recrutaram 18 voluntários estudantes saudáveis ??(5 homens, 13 mulheres) com idade de 21 anos, e os submeteram a um teste psicótico de estresse que precisou ser resolvido em 30 minutos.

Entre as sessões, os participantes tiveram um minuto para inalar o aroma do chá preto, ou serem expostos à água morna como comparação (grupo de controle).

Foram avaliados os níveis salivares do hormônio do estresse: cromogranina-A (CgA, uma proteína encontrada e liberada de células neuroendócrinas em resposta ao estresse) para determinar o efeito da inalação de aroma de chá preto nos participantes.

Eles relataram que, em comparação com aqueles no grupo de controle, os que inalaram o aroma de chá preto apresentaram níveis mais baixos de concentração de CgA salivar após meia hora de tarefas mentalmente estressantes.

Os resultados indicaram que inalar o aroma do chá preto pode diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor.

Fonte: Cura pela Natureza - https://www.curapelanatureza.com.br/post/08/2018/combata-o-estresse-inalando-o-aroma-deste-cha-comprovado-pela-ciencia

Recomendado pelo Google: