header top bar

section content

Beber de 6 a 7 xícaras de café por dia reduz risco de morte, diz estudo

Pesquisa foi comandada por especialistas do U.S. National Cancer Institute e feita com mais de 14.200 voluntários

Por Exame

25/07/2018 às 09h03

Pesquisa diz que café reduz risco de morte (TongRo Images Inc/Thinkstock)

Rico em antioxidantes saudáveis, muitas são as pesquisas que giram em torno dos benefícios do café.´

Um estudo recente, publicado pela JAMA Internal Medicine, concluiu que beber grande quantidade de café reduz o risco de morte.

O levantamento foi comandado por pesquisadores do U.S. National Cancer Institute e feito com mais de 14.200 voluntários, entre 38 e 73 anos, durante 10 anos.

As primeiras conclusões afirmavam que duas a três xícaras por dia poderiam reduzir o risco de morte em 12%.

Agora, os estudiosos descobriram que seis a sete xícaras diariamente podem reduzir em até 16% o risco de morte prematura.

Prevenção do coração
Outro estudo publicado recentemente no Journal of American College of Cardiology sugeriu que a cafeína pode também ser forte aliada à saúde do coração e prevenir inclusive algumas anomalias.

Segundo a pesquisa, o café pode proteger o coração da fibrilação atrial, uma espécie de arritmia que faz com que o órgão bata de forma irregular.

Por ter ação antioxidante, o café ajuda a neutralizar resíduos negativos das células, preservando assim a saúde do tecido e aumentando a longevidade do músculo cardíaco.

A recomendação, no entanto, é que a dose diária de cafeína não ultrapasse 300 miligramas, aproximadamente três xícaras.

Outra indicação importante é que a cafeína seja consumida em forma de café ou chá e nunca nos energéticos, pois esses contêm em sua composição elementos que podem ser prejudiciais à saúde.

Fonte: Exame - https://exame.abril.com.br/ciencia/beber-de-6-a-7-xicaras-de-cafe-por-dia-reduz-risco-de-morte-diz-estudo/

Recomendado pelo Google: