header top bar

section content

Remédio feito em casa promete solucionar e tirar manchas na pele e clarear o rosto. Confira!

Truques caseiros para tirar manchas do rosto

Por Tua Saúde

20/06/2018 às 08h50

Normalmente as manchas recentes são mais fáceis de clarear com produtos simples

Para clarear as manchas do rosto causadas pela gravidez, acne, melasma ou as causadas pelo sol, podem ser usados truques caseiros, remédios, pomadas, cremes ou tratamentos estéticos.

Normalmente as manchas recentes são mais fáceis de clarear com produtos simples que se compra na farmácia como cremes e loções que tem ação clareadoras, como muriel, mas quando se trata de uma mancha que está na pele há mais de 1 ano, pode ser necessário recorrer a formulações mais específicas que contém hidroquinona ou ácidos, e que devem ser usados com indicação do dermatologista.

Produtos para tirar manchas no rosto recentes
Logo que surgem manchas escuras no rosto, causadas pelo sol, pela acne ou por uma queimadura, o que se pode fazer é apostar em produtos como:

Leite de rosas ou leite de colônia: quando se trata de manchas de espinhas. Essas loções limpam e desinfetam a pele, secando as espinhas, como consequência disso, é comum a pele ter um tom mais uniforme;

Loção clareadora muriel: mais indicada em caso de mancha escuras causada por queimaduras, pelo sol ou pela catapora e pode ser usada diariamente, tendo bons resultados. Além da loção, existe o creme muriel que também clareia a pele mas que tem uma composição mais gordurosa, não devendo, por isso, ser usada no rosto de pessoas com acne.

As pomadas minancora e cicatricure não clareiam a pele mas ajudam na cicatrização e como consequência a ferida como ficar sem relevos, uniforme e mais próxima do tom da pele da pessoa.

Apesar da água oxigenada e do bicarbonato de sódio serem muito utilizados para tirar manchas do rosto, o seu uso não é recomendado pelos dermatologistas, pois provoca uma irritação na pele que parece clareá-la apenas temporariamente, voltando a ficar escura depois deste período.

Produtos para tirar manchas no rosto antigas
Quando as manchas escuras no rosto são mais antigas, estando presentes há mais de 1 ano, podem ser usados outros produtos mais específicos, indicados pelo dermatologista. Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:

Hormoskin;
Hidroquinona;
Ácido retinóico ou ácido kójico;
Vitanol-A;
Klassis;
Hidropeek.

Estes produtos só devem ser usados sob orientação do dermatologista, porque quando usados de forma indevida podem agravar a mancha. Normalmente é indicado aplicar o produto 1 ou 2 vezes ao dia exatamente no local da mancha, após limpar e tonificar o rosto. Quando a pessoa ainda apresenta espinhas e cravos na pele também é essencial controlar a oleosidade da pele, e por isso podem ser indicados outros produtos para secar as espinhas.

A limpeza de pele feita pelo esteticista é uma excelente aliada no controle das espinhas e para combater as manchas na pele. Recomenda-se fazer, pelo menos, 1 limpeza de pele profunda por mês, durante 3 meses para depois avaliar seus benefícios. Os cuidados diários com a pele ainda incluem usar sabonete antisseptico, leite de limpeza, tônico facial, e gel hidratante com fator de proteção solar.

Formas caseiras de tirar manchas do rosto
Um ótimo tratamento caseiro para tirar manchas do rosto causadas pelas espinhas é limpar diariamente a pele com leite de rosas, que se pode comprar em farmácias ou drogarias, e que ajuda a manter a pele livre de bactérias e tem ação anti-inflamatória e adstringente, o que ajuda no combate a acne, sendo coadjuvante para clarear a pele.

Aplicar máscaras de tratamento facial em casa também é uma boa opção para clarear as manchas do rosto. Alguns bons exemplos são as máscaras de pepino, tomate ou de clara de ovo. Basta aplicar o ingrediente preferido diretamente sobre a área manchada e deixar agir por, aproximadamente, 15 minutos, lavando a seguir. Veja outra receita de um excelente remédio caseiro para tirar manchas da pele com pepino e hortelã.

Máscara caseira para clarear a pele
Uma ótima máscara para acabar com as manchas na pele causadas pelas espinhas é a de leite de rosas com amêndoas moídas porque possui propriedades clareadoras.

Ingredientes

2 colheres (de chá) de amêndoas moídas;
1 colher (de chá) de leite de rosas;
5 gotas de óleo essencial de palmorosa;
1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo

Num recipiente misture bem todos os ingredientes até formar uma pasta uniforme.

Depois, lave o rosto com água morna e sabonete, seque e aplique a máscara por toda a área deixando agir por 20 minutos. Para retirar a máscara use um pedacinho de algodão embebido no leite de rosas.

Tratamentos para clarear o rosto
Os tratamentos estéticos normalmente estão recomendados para manchas mais escuras ou difíceis de eliminar, e que não responderam bem aos tratamentos anteriores, como pode acontecer com as manchas provocadas por queimadura, limão ou quando a pessoa apresenta muitas manchinhas na pele causadas pelo sol ou pela gravidez, por exemplo. Alguns exemplos destes tratamentos são:

Peeling com ácidos: são aplicados ácidos na pele durante alguns segundos que depois são removidos com água e o resultado é a descamação da camada mais externa da pele. Com isso, o corpo é forçado a produzir uma nova camada de pele, eliminando as manchas e cicatrizes. No entanto não pode ser feito durante a acne ativa.
Tratamento com laser ou luz pulsada: são aplicados pelo fisioterapeuta e atuam sobre os melanócitos, uniformizando o tom da pele.

Microdermoabrasão: consiste em fazer uma esfoliação com aparelhos que ‘lixam’ a pele removendo a camada mais externa, e são muito úteis para tirar pequenas manchinhas na pele, muito superficiais.

Microagulhamento com dermaroller: é um tratamento feito com um rolo cheio de agulhas que furam a pele, com a profundidade de 0,3 até 1 milímetro, o que estimula o colágeno e a formação de uma nova camada de pele, sendo uma boa opção para manchas mais profundas, é também excelente para renovar a pele e remover as cicatrizes da acne.

Estes tratamentos, geralmente, alcançam ótimos resultados mas devem ser realizados por profissionais qualificados para garantir a integridade e a beleza da pele.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/como-tirar-manchas-do-rosto/

Recomendado pelo Google: