header top bar

section content

Tudo que você precisa saber para entender “Vingadores: Guerra Infinita”

Perdeu um, dois ou todos os filmes da Marvel? Não tem problema. Separamos as partes importantes dos longas anteriores, para você entender "Guerra Infinita"

Por Superinteressante

01/05/2018 às 16h50

Marvel: os números mundiais do filme não contam com a arrecadação da China, uma vez que o longa ainda não estreou no país (Facebook/Marvel/Divulgação)

Há dez anos, a Marvel Studios era criada com um objetivo bastante claro: fazer filmes sobre os personagens da editora. Deu certo. O primeiro, Homem de Ferro, foi um sucesso. Conseguiu US$ 585 milhões em bilheteria ao redor do mundo e garantiu a produção de outros longas dentro do universo Marvel. De lá pra cá foram 19 filmes, que juntos já somam US$ 5,9 bilhões — é a franquia com maior bilheteria da história do cinema (007, para comparação, tem sete filmes a mais, 45 anos extras de história nas telonas e, mesmo assim, só fez um terço da grana).

O segredo para o sucesso é simples: todos os filmes estão conectados. A Marvel criou uma grande história onde cada longa é um capítulo. Na prática, mesmo quando uma produção não é tão boa (como os dois primeiros Thor) o simples fato de elas fazerem parte do quebra-cabeça atrai fãs que querem ter a experiência completa.

O problema é que se trata de uma faca de dois gumes. O grande número de filmes acaba assustando o fã recém-chegado, que vai ter muita lição de casa pra fazer antes de por o pé no cinema para ver o próximo episódio. Esse é justamente o impeditivo para quem quer assistir o novo filme do estúdio, Vingadores: Guerra Infinita. O longa exige que seu espectador tenha visto todos os 18 anteriores. Se você perdeu um (ou todos), e mesmo assim quer entrar na conversa sobre o filme, vamos te ajudar: abaixo você lê tudo que precisa saber de cada um desses filmes, para entender Guerra Infinita.

Homem de Ferro (2008)
Tony Stark: desenvolvedor de armas multimilionário que é sequestrado por um grupo terrorista e desenvolve uma armadura para escapar do cativeiro. Stark se torna o Homem de Ferro, para de vender armas e começa a utilizar sua nova invenção para combater o crime.

Pepper Potts: secretária de Stark, é também seu par romântico, que vai acompanhá-lo — e ajudá-lo — durante todos os filmes do Homem de Ferro

Eventos importantes
O filme termina com Stark revelando sua identidade secreta em uma coletiva de imprensa.

O Incrível Hulk (2008)
Bruce Banner: um cientista que, após um acidente durante seus experimentos, se transforma em um monstro sempre que fica com raiva. Nesse filme específico, ele tenta fugir do governo americano enquanto se refugia no Rio de Janeiro.

General Ross: militar americano, é pai de Betty, interesse amoroso do protagonista. Ross quer capturar Banner pois considera Hulk um perigo iminente para o planeta.

Homem de Ferro 2 (2010)
Nick Fury: diretor da S.H.I.E.L.D., uma agência secreta do governo americano responsável por proteger os EUA de ataques extra-oficiais. É interpretado por Samuel L. Jackson. Ele aparece na cena pós-créditos de Homem de Ferro, mas só é devidamente apresentado aqui. Fury deixa claro que está tentando reunir uma equipe de pessoas “notáveis”.

Viúva Negra: Espiã russa interpretada por Scarlett Johansson. Hoje ela trabalha para a S.H.I.E.L.D. e atua em dupla com Stark, quando é necessário.

Máquina de Guerra: o militar James Rhodes também já havia aparecido no primeiro Homem de Ferro como um amigo de longa data de Stark. É nesse filme, porém, que ele assume a identidade de Máquina de Guerra, com uma armadura semelhante à do protagonista, mas com armamento mais pesado. Acaba virando o parceiro oficial do herói.

Thor (2011)
Quem você precisa conhecer
Thor: o deus do trovão é um arrogante guerreiro prestes a assumir o trono do mitológico reino de Asgard — que, na verdade, se trata de um planeta. Sua principal arma é o Mjölnir, um martelo que só pode ser levantado por ele, consegue fazê-lo voar e conjurar raios.

Loki: deus da mentira, é irmão de Thor. Tem o poder de criar ilusões de ótica e é capaz de enganar praticamente qualquer um.

Heimdall: interpretado por Idris Elba, é dotado do poder de enxergar absolutamente tudo. Ele também é o guardião de Asgard e consegue conjurar portais interdimensionais, que levam pessoas até o reino.

Eventos importantes
Ao longo do filme, descobrimos que Loki não é asgardiano como se imaginava — e sim um membro dos Gigantes de Gelo (inimigos históricos de Asgard) adotado por Odin, deus da sabedoria, rei de Asgard e pai de Thor, como um sinal de paz entre os povos. Loki, após um confronto com Thor, acaba desaparecendo no espaço.

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Capitão América/Steve Rogers: um jovem americano franzino que, durante a Segunda Guerra Mundial, tenta se alistar para o Exército, mas é sempre rejeitado por conta da saúde frágil. Rogers, então, se torna cobaia de um experimento: é o primeiro a tomar um soro que cria supersoldados. Ele se torna um homem musculoso, mais forte e ágil que qualquer cara comum. Só que o cientista por trás da criação da fórmula é assassinado, e Rogers é o único a tomá-la.

Bucky: amigo de infância de Rogers, já servia ao Exército antes mesmo do Capitão. E se transforma no fiel escudeiro do herói.

Caveira Vermelha: nazista que, ao tomar soro semelhante ao de Rogers, tem o rosto deformado e a sanidade mental destruída. Seu plano é construir novas armas que dêem a vitória à Hitler.

O que você precisa conhecer
Tesseract: um cubo brilhante azul perseguido por Caveira. O objeto é um antigo artefato que tem poder suficiente para agir como gerador para a construção das tão sonhadas armas do vilão.

Eventos importantes
Ao final do filme, Bucky, em confronto com os inimigos, desaparece em uma montanha de neve. Logo depois, Caveira e Capitão se enfrentem a bordo de um avião que sobrevoa o Ártico. O vilão pega com suas mãos o Tesseract, mas o objeto emite uma forte luz e o nazista desaparece. O cubo cai, perfura o chão da aeronave e afunda no gelo. O avião cai com Rogers abordo. Há uma passagem de tempo no final do filme: 70 anos depois do fim da guerra, uma equipe busca o Tesseract no gelo. Eles encontram não só o cubo, mas também o Capitão — que é, então, descongelado, e agora vive nos anos 2010.

Os Vingadores (2012)
O que você precisa conhecer
O cajado de Loki: o vilão reaparece na Terra dotado de uma arma nova: um cajado que pode controlar qualquer pessoa desde que sua ponta seja encostada no coração da vítima.

Fonte: Superinteressante - https://super.abril.com.br/cultura/tudo-que-voce-precisa-saber-para-entender-vingadores-guerra-infinita/

Recomendado pelo Google: