header top bar

section content

No mês das mulheres, Sousa realiza cantoria com as duas maiores cantadoras repentistas do Brasil

O CD “Mulheres no Repente” é um dos trabalhos da dupla, e o primeiro registro fonográfico de uma "peleja" entre duas mulheres-repentistas.

Por Diário do Sertão

15/03/2018 às 09h24

Show acontecerá na cidade de Sousa

A cantoria, uma das maiores representações da Cultura Nordestina, é historicamente controlada por homens, porém grandes mulheres cantadoras quebraram esse domínio e construíram carreiras brilhantes, entre elas estão Mocinha de Passira e Minervina Ferreira que representam a força da mulher na conquista pelos direitos, espaços de trabalho e contribuição cultural.

E em homenagem ao mês dedicado as mulheres o Centro Cultual banco do Nordeste de Sousa, realiza nessa sexta-feira(16), a partir das 19h, dentro do programa Embola Viola, uma grande cantoria com cantadoras repentistas Mocinha de Passira e Minervina Ferreira.

O CD “Mulheres no Repente” é um dos trabalhos da dupla, e o primeiro registro fonográfico de uma “peleja” entre duas mulheres-repentistas. O máximo que já tinha sido permitido às mulheres era participarem, e quase sempre secundariamente, de discos onde as estrelas eram homens-repentistas. Mocinha da Passira e Minervina Ferreira são as duas maiores repentistas do Brasil e estão, reconhecidamente, entre os melhores repentistas de ambos os sexos.

Saiba mais sobre as repentistas
Mocinha de Passira, como o próprio nome sugere de Passira- PE é o único nome da cantoria de viola agraciado como Patrimônio Vivo de Pernambuco, começou adolescente e nunca mais parou, vivendo exclusivamente da sua arte. Seus versos estão espalhados em antologias, na memória de apologistas, pesquisadores, em 12 CDs e dois LPs.
A repentista Minervina Ferreira é professora primária e trabalha na saúde pública em Cuité – PB, onde mora desde que nasceu. A poetisa procura imprimir em sua obra temas sociais, principalmente a condição da mulher. Indignada com o modo como os cantadores tratam as repentistas, organizou juntamente com a amiga Maria Soledade, cinco encontros de mulheres repentistas a fim de tornar pública as vozes das violeiras.

MOCINHA DE PASSIRA E MINERVINA FERREIRA
Data: Sexta-feira, dia 16 de março de 2018,
Hrário:19h;
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Sousa;
Entrada gratuita;
Duração: 80 min.

SHOW DIÁRIO com Assessoria

Recomendado pelo Google: