header top bar

section content

Especialista alerta sobre riscos com produtos de carnaval: “Paciente pode sentir choque anafilático”

Para reações leves, o dermatologista orientou a lavar com água.

Por Diário do Sertão

28/01/2018 às 13h32 • atualizado em 28/01/2018 às 07h17

Alguns produtos vendidos para o carnaval podem causar reações alérgicas. O tema foi discutido em reportagem da Globo esta semana, já que a folia de momo está se aproximando.

Jaime Real, pai da pequena Maria Luiza, que vai sair no bloco das “Muriçoquinhas”, em João Pessoa, disse que não sabe o que consta nos produtos, como os sprays, tão usados na festa momesca. “A gente não sabe se é prejudicial a saúde da criança. Fica sempre essa dúvida”.

A comerciante Virgínia Lane disse não usar o spray, pois não gosta. Já o gerente de uma loja da capital, João Batista disse não ser ofensivo, pois é a base de água. “Vendo bastante”, disse ele sobre o spray de tinta para colorir o cabelo.

O jornalista alertou para que os foliões leiam os rótulos dos produtos, pois tem a idade estipulada para cada um.

Especialista
O dermatologista Jáder Freire explicou que esses produtos em geral têm um bom perfil de segurança, o problema, segundo ele, ocorre quando a criança ou o adulto são alérgicos.

“Essas reações vão desde uma simples vermelhidão com coceira no local, e em casos extremos o paciente pode sentir falta de ar, inclusive choque anafilático”. Alertou o profissional de saúde.

Para reações leves, o dermatologista orientou a lavar com água, mas em caso de reações mais fortes, ele pediu que a pessoa procure um especialista ou atendimento médico.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: