header top bar

section content

10 emojis com duplo sentido para usar (ou não) nas redes sociais

Descubra se você conhece os reais significados dessas figuras!

Por Campelo Sousa

15/01/2018 às 08h23

Emojis podem ser interpretados de maneiras diferentes (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Emojis com duplo sentido são mais comuns do que se imagina. A definição pensada pelos desenvolvedores das carinhas nem sempre é bem compreendida pelos usuários. Há ainda os casos em que os desenhos são entendidos, mas ganham interpretações que fazem mais sucesso do que o significado original — como é o caso da berinjela ou do pêssego, que adquiriram conotação sexual.

Para que você não caia em armadilhas e, até mesmo, saiba proteger as crianças de mensagens maliciosas, o TechTudo preparou uma lista com emojis ambíguos.

1. Florzinha da Gratidão
Por dois anos seguidos, próximo ao Dia das Mães, o Facebook disponibilizou o símbolo de uma flor, juntamente com as reações da rede social: curtir, amar, gargalhar, surpresa, tristeza e raiva. Quando o usuário clicava sobre a opção, diversas flores subiam pelo post correspondente simbolizando gratidão. Desde então, a florzinha roxa virou sinônimo de gratidão.

2. Lua
A lua é bastante incompreendida pelos usuários das redes sociais e apps de mensagens. Isso porque sua representação foge um pouco da realidade e dá margem para diversas interpretações. Há uma corrente que circula pelo WhatsApp que associa cada uma das imagens de lua a um tipo de proposta sexual. Embora não seja este o significado oficial das luas, muitas pessoas usam com esta conotação.

3. Lenny Face ( ?° ?? ?°)
Conhecida por diferentes nomes, e também pela expressão “aquela carinha”, a mistura de caracteres especiais ficou famosa, principalmente em fóruns e em redes sociais, por ser associada a comentários maliciosos ou de deboche. No entanto, supostamente, quando ela foi criada, tinha um significado muito mais inocente. Acredita-se que a Lenny Face (ou Le Lenny Face ou ainda Le Face Face) surgiu em 2012 em um fórum finlandês. Em meio a uma enorme discussão sobre as configurações de spam da página, um usuário anônimo postou a carinha pela primeira vez, como forma de expressar seu sentimento quanto à quantidade enorme de mensagens. Em poucas horas, o emoticon já havia dominado o mundo.

4. Berinjela e banana
Um simples legume e uma fruta inocente, muitas vezes, são usados para representar o órgão sexual masculino. Haja criatividade.

5. Pêssego
O pêssego virou sinônimo de “bumbum” depois que a socialite Kim Kardashian postou uma foto em seu perfil no Snapchat, usando um vestido com a mesma cor e acompanhado do emoji da fruta. Nunca mais o desenho foi visto na mesma forma.

6. ‘Posso ajudá-lo?’
Se você já usou essa bonequinha para simbolizar uma mexida no cabelo de sarcasmo ou expressar que estava cheia de si, o fez de forma errada. Essa personagem foi pensada para representar uma atendente de balcão disposta a ajudar.

7. Oração ou High-five?
Essas duas mãozinhas já geraram bastante especulação. Muita gente as usa para simbolizar um momento de oração, enquanto outras acreditam que seja a representação de um high-five (duas pessoas batendo as mãos em comemoração). Na realidade, o gesto remete à forma como os japoneses agem para dizer “por favor” ou “obrigado”.

8. Vendo estrelas
Seria uma estrela cadente ou uma chuva de cometas? De acordo com os desenvolvedores, essa imagem pode ser enviada para mostrar que o usuário está desnorteado, no mesmo estilo usado pelos ilustradores de desenhos animados e histórias em quadrinhos.

9. Ela não está dançando
Quem usou essas duas imagens para representar um movimento de dança, errou. O primeiro desenho significa “ok” (seria um círculo feito com todo o corpo). O segundo, simplesmente, é “não”, gesto extraído de um programa de televisão chamado “Deal or not Deal” quando o participante recusava a fechar um negócio.

10. Bufando
Claramente, este bonequinho está bufando de raiva, não é mesmo? Não. De acordo com os desenvolvedores, essa figura representa o triunfo por alguma conquista. Dá para acreditar?

Tech Tudo

Tags:
Recomendado pelo Google: