header top bar

section content

Fim de semana deveria ter três dias, afirma ciência

Se as segundas-feiras costumam ser um castigo para você, que pensa como seria bom se o fim de semana tivesse três dias, então está no artigo certo

Por Campelo Sousa

25/08/2016 às 08h56

Ciência afirma que o final de semana deveria ter um dia a mais

Mais uma vez a segunda chega e você só pensa: como o fim de semana passou tão rápido? Se defende que os dias de descanso deveriam ser três e não apenas dois, saiba que alguns estudos defendem a ideia de que as pessoas precisam descansar mais.

Alguns estudos  sugerem que o fim de semana deveria ser mais longo, tanto pela saúde do corpo, quanto pelo sono, melhor desempenho e até pela melhoria do humor.

Uma pesquisa, publicada na revista The Lancet, que analisou 25 estudos realizados em três continentes e que incluíram cerca de 600 mil pessoas, concluiu que as pessoas que trabalham 55 horas por semana ou mais têm 33% mais probabilidades de sofrer um derrame cerebral, em comparação com quem trabalha menos de 40 horas por semana. Quem trabalha mais horas também tem 13% mais probabilidades de sofrer de doenças cardiovasculares.

Trabalhar demais aumenta ainda a probabilidade de ficar de mal humor. Cansadas e com sono, as pessoas têm mais dificuldades em entender as emoções dos que estão à sua volta e tendem a gerar mais discussões, em comparação com as pessoas que estão mais relaxadas.

Trabalhar menos horas ou ter um fim de semana mais longo para descansar acaba até por fazer com que as pessoas trabalharem melhor e tenham um melhor desempenho, como observa a cientista Sarah Green Carmichael.

Notícias ao Minuto

Recomendado pelo Google: