header top bar

section content

Cena da novela ‘A Terra Prometida’ em que o Rio Jordão vai abrir promete emocionar o público

Megaprodução, que irá ao ar na terça-feira em ‘A Terra Prometida’, mobilizou milhares de profissionais

Por Campelo Sousa

10/08/2016 às 10h45

Sidney Sampaio, o Josué, falou das dificuldades em gravar a cena da travessia com muitos detalhes (Foto: Divulgação)

Cinco dias de gravação entre externas e estúdios, 80 atores, mais de mil figurantes, quase 300 figurinos, 50 cavalos, 30 carroças e um gasto fixo médio de R$ 650 mil por capítulo. Tudo isso para gravar a sequência de cenas da tão esperada travessia do Rio Jordão pelo povo hebreu, um dos momentos mais aguardados da novela bíblica da Record ‘A Terra Prometida’, com previsão para ir ao ar a partir da próxima terça-feira, às 20h30.

O diretor da trama, Alexandre Avancini, que também dirigiu a novela ‘Os Dez Mandamentos’, revela que o grau de dificuldade para gravar as cenas foi grande. Avancini foi para os EUA aprender técnicas para a gravação do Mar Vermelho. Para essa megaprodução, ele também usou o conhecimento adquirido lá.

“São dois eventos bem diferentes em termos de dramaturgia. São muito marcantes na Bíblia. Envolve muitas pessoas, equipamentos, efeitos especiais e vários animais como cavalos, vacas, ovelhas, todo o rebanho do povo hebreu atravessando junto. Mas ficou uma sequência linda e que vai agradar ao público. Estamos caprichando muito”, garante o diretor, que começou a estudar as cenas em 2015.

Avancini, ansioso, adianta que não é apenas essa sequência que vai emocionar os telespectadores. Ele conta que o público ainda vai se impressionar com algumas surpresas que acontecerão em ‘A Terra Prometida’. A queda das muralhas de Jericó, além de grandes batalhas, todas com megaproduções, já estão previstas no roteiro e vão emocionar os telespectadores.

“Está entrando na novela um gigante, o gigante Talmal, que se aproximará dos hebreus. Ainda estamos vendo como fazer, como ficarão os efeitos especiais. Os testes começam nesta sexta. O ator Paulo Goulart Filho vai fazer o gigante. As cenas vão ao ar em setembro e prometem encantar o público”, diz.

Católico, ele sempre leu passagens da Bíblia. Apesar de ter dirigido as sequências do Mar Vermelho e do Rio Jordão, ele ainda tem um sonho: “Uma das que mais acho impactante é o Apocalipse. Acabando ‘A Terra Prometida’, vem a novela ‘Lazaro e o Rico’ e depois ‘Apocalipse’, que também vou dirigir. Finalmente, realizarei esse sonho guardado”, revela o diretor.

Uma cena trabalhosa e bem complexa. Assim definiu o ator Sidney Sampaio, que vive o protagonista Josué. Mas ele garante que o resultado final vai emocionar.

“São muitos detalhes, envolve uma série de equipamentos especiais e muitos efeitos. Todo o elenco e equipe técnica precisaram ter muita paciência, pois tinham muitas coisas que precisavam se sincronizar e funcionarem ao mesmo tempo; os cavalos, grua, chroma, interpretação, luz, câmera, áudio, mas com certeza o resultado de tudo isso vai valer muito a pena, tenho certeza de que o público vai gostar bastante”, afirmou Sidney.

Autor da trama, Renato Modesto destaca que essa é uma das cenas mais importantes da novela, uma das mais esperadas pelo público.

“É uma cena grandiosa, que implica em muitas coisas. Será um momento bastante marcante”, conta ele.

O Dia

Recomendado pelo Google: