header top bar

section content

Fazer sexo antes do treino pode elevar desempenho, dizem especialistas

Especialistas apoiam a medida: o sexo pode levar a um bom desempenho — tanto para atletas profissionais quanto para amadores.

Por Campelo Sousa

03/08/2016 às 13h55

Fazer sexo ainda tem um efeito positivo para o psicológico de quem o pratica, diz o preparador físico (Imagem: Ilustrativa)

Que sexo é saudável todo mundo sabe. Mas uma dúvida atormenta às vésperas de competições e treinos: transar vai relaxar ou desperdiçar energia? Apesar de ser tabu entre alguns técnicos e jogadores, na Olimpíada do Rio o tema parece estar bem resolvido: 450 mil camisinhas estão sendo distribuídas pelo Comitê Olímpico, uma média diária de seis preservativos por par de atletas.

Especialistas apoiam a medida: o sexo pode levar a um bom desempenho — tanto para atletas profissionais quanto para amadores.

— O sexo, isoladamente, não prejudica. Pelo contrário: ele libera uma quantidade de endorfina muito interessante, que faz com que haja um relaxamento muscular, um alívio. Isso diminui a tensão antes de um jogo ou treino — explica o médico do esporte, Rodrigo Freitas.

O problema, diz o médico, é quando a prática é associada a hábitos que não são saudáveis, como dormir pouco, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. O preparador físico Paulo Paixão, que já trabalhou com a seleção masculina de futebol, faz eco à ponderação:

— Não vejo prejuízo nenhum, pelo contrário, pode ser maravilhoso. Mesmo na véspera. Desde que o sexo seja feito sem bagunça, sem bebida, e a pessoa tenha, pelo menos, oito horas de sono.

Transar tem efeito no psicológico
Fazer sexo ainda tem um efeito positivo para o psicológico de quem o pratica, diz o preparador físico:

— Isso é muito individual, mas sentir prazer relaxa. Além disso, pode aumentar a força de quem pratica, pela liberação de hormônios.

A sexóloga Laura Muller diz que, para qualquer situação que exija concentração — seja véspera de uma partida ou de um concurso, por exemplo —, cabe ao indivíduo avaliar os efeitos pós-sexo.
— A pessoa pode se perguntar: aquela transa vai roubar energia ou energizar mais? Tem sexo que traz um novo colorido, relaxa as tensões. Mas, às vezes, ele rouba, algumas transas são muito intensas.

Gastos no sexo
PERDA CALÓRICA — Cerca de 5 calorias por minuto são queimadas no sexo. Uma transa de 15 minutos, por exemplo, eliminaria 75 calorias.
NÃO ATRAPALHA — Por não queimar muitas calorias, o médico do esporte diz que o sexo não é capaz de atrapalhar a atividade metabólica. “Isso não tem influência perto de um treinamento”, diz Rodrigo.

CRENÇA — Embora não haja comprovação científica, algumas modalidades de luta, como boxe, judô, jiu-jitsu e MMA, acreditam que o atleta fica mais alerta se mantiver abstinência sexual. “Isso é baseado em prática no dia a dia, mas não há evidências”.

Extra

Tags:
Recomendado pelo Google: