header top bar

section content

VÍDEO: Após colher 250 toneladas de arroz vermelho, agricultor de Sousa já é o maior produtor da PB

“Eu comecei a plantar, fiz a primeira baixa de arroz e deu certo. Plantei a segunda e fui fazendo por etapa".

Por Diário do Sertão

20/07/2017 às 07h34

Um agricultor da zona rural de Sousa, no Sertão paraibano, se tornou o maior produtor de arroz vermelho da Paraíba em 2017 após colher cerca de 250 toneladas do produto até o mês de julho deste ano. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater), o número representa o dobro da safra de 2016.

A plantação de Paulo Sérgio fica na comunidade Abreu, às margens do Rio do Peixe, local que facilita a irrigação em período de chuvas irregulares. “Eu comecei a plantar, fiz a primeira baixa de arroz e deu certo. Plantei a segunda e fui fazendo por etapa. Plantei 25 hectares, mas somando a família, são 50 hectares”, comenta o agricultor.

Plantação de arroz é destaque na Paraíba

De acordo com o técnico José Marques, da Emater, a produção na propriedade ainda pode aumentar. “Ele recebe as águas da época do inverno, com a precipitação que cai, e com a irregularidade das chuvas, ele aproveita a água do rio, coloca as bombas e faz a irrigação. Ele está ‘tirando’ em torno de 5 mil quilos por hectare. Com um trabalho feito dentro do controle normal de irrigação, pode tirar até 7 mil, porque ele tem um solo de qualidade”, explica.

Para 2018, a meta do agricultor é dobrar a produção, com investimento em máquinas agrícolas. “A gente trabalhava plantando e batendo o arroz em um tambor. Hoje compramos uma máquina com uma boa produção e com isso, podemos atingir mais 100% nessa área ano que vem”, diz Paulo Sérgio.

DIÁRIO DO SERTÃO com vídeo do G1

Tags:
Recomendado pelo Google: