header top bar

section content

Apesar de ter sido superado, Orkut ainda é uma das redes sociais que mais atrai público cativo

Segundo a comScore, mais de 6 milhões de pessoas entraram no Orkut em dezembro do ano passado.

Por

21/01/2014 às 07h47

Internauta conectada ao Orkut (Foto: reprodução)

Abandonado pelo próprio criador, infestado por vírus e deixado de lado pela maioria dos visitantes. 

Assim está o Orkut hoje, rede social do Google, que já foi a maior do Brasil e hoje amarga um quinto lugar e queda livre no número de visitantes, mês a mês, desde 2011. 

Mas se engana quem acha que no Orkut só existem perfis fantasmas, robôs de spam e comunidades às moscas. 

Segundo a comScore, mais de 6 milhões de pessoas entraram no Orkut em dezembro do ano passado. 

Embora pareça pouco se comparado aos tempos áureos da plataforma, que chegou a ter como membros quase metade da população brasileira com internet (mais de 40 milhões de cadastrados), ainda é um número que não pode ser desprezado. 

Sob as ruínas da casa azul e rosa ainda há intensa atividade em comunidades de assuntos específicos, como futebol e séries de TV. 

"O Orkut ficou mais legal ainda depois do Facebook. Morreram comunidades inúteis, como "Eu odeio a segunda-feira", mas fóruns sobre discussões temáticas permaneceram, com a vantagem de não estarem mais lotados", observa o jornalista Aluizio 

Hamann, 28, frequentador das comunidades "Futebol Alternativo" (7.339 membros) e "São Paulo FC Tricolor" (1.140.772 membros), ambas com dezenas de tópicos com novas postagens diárias. 

"Não tem mudanças de design nem anúncios de novas funções. Ficou o ano passado inteiro do mesmo jeito, dá uma tranquilidade, afinal o foco são mesmo as comunidades", diz Carlos Stecher, 25, publicitário, que gosta das comunidades de séries de TV. 

Hoje, o usuário que faz login no Orkut recebe uma mensagem do próprio Google oferecendo um "upgrade de perfil". Quem aceita tem todas as fotos e as informações sequestradas para o Google+. 

Questionado sobre algum possível plano de desativar o serviço, o Google respondeu à Folha que "o Orkut foi a porta de entrada à internet para milhões de usuários. A rede ainda é uma plataforma social para muitas pessoas". 

Além do Orkut, o Second Life é outra rede que saiu dos holofotes da mídia, mas que continua com usuários fiéis que curtem uma praia virtual, paquerar outros avatares, dançar e andar de bicicleta. 

Até o jurássico IRC, serviço de comunicação muito popular na década de 1990, ainda é utilizado para troca de arquivos por ser muito leve e prático.

Fonte: Folha de São do Paulo

Tags:
Recomendado pelo Google: