header top bar

section content

Para tentar fazer faculdade gari faz ensaio sensual e cria página na web

'Margarida do Asfalto' foi descoberta por fotógrafa e quer fazer biologia. Fotos sensuais de Ana Paula foram feitas com objetivo de pagar o curso.

Por

04/05/2015 às 10h48

Ana Paula durante o ensaio fotográfico (Foto: Márcia Mendes)

Uma gari que varre as ruas da orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo, descobriu, por meio da fotografia, uma forma de realizar o sonho de cursar uma faculdade e mudar de vida. Apelidada de 'Margarida do Asfalto', Ana Paula Cassia, de 36 anos, fez um ensaio sensual com o objetivo de tentar arrecadar fundos para se tornar uma bióloga.

Criada por uma família adotiva em São Paulo, Ana Paula só passou a conviver diariamente com a mãe na adolêscencia. Ela conta que virou gari quando se mudou para o litoral. "Até os sete anos a minha mãe não conseguia cuidar de mim. Apesar disso, ela me visitava. Depois de vencer um câncer e se aposentar, ela resolveu nos levar para Praia Grande", lembra.

Ana Paula começou a trabalhar como gari durante uma temporada de verão, até passar em um concurso público e se tornar gari 'oficial' da orla da cidade. “Foi uma alegria imensa. Passei no concurso em 2013”, relembra. Durante o trabalho, as amigas garis diziam que Ana Paula seria uma boa modelo. Por isso, elas brincavam de tirar fotos durante o serviço. “Fiz amizade com várias mulheres. A gente brincava muito. É muito bom trabalhar e o tempo passa rapidinho. Elas tiravam fotos minhas trabalhando”, explica.

Após algum tempo, ela resolveu seguir o conselho das amigas e a brincadeira virou coisa séria. Ana Paula procurou uma fotógrafa profissional para fazer um book e encontrou Márcia Mendes, de Santos. “Quando eu falei que era gari, ela não acreditou. Marcamos as fotos e foi tudo de bom. A Márcia é especial. Eu cheguei tímida, não entendia nada e minha autoestima estava baixa. Ela me abraçou de uma maneira muito forte. Eu não tinha roupa, sapato, nada. Cheguei lá e ela me deu tudo”, conta.

Durante a sessão de fotos, Ana Paula se emocionou ao se ver como modelo. “Chegou uma hora que ela falou para eu colocar a roupa do meu trabalho. Algumaspessoas são preconceituosas. Ela fez eu me sentir gente. Colocou uma sandália no pé, uma coroa na minha cabeça e disse que eu era uma princesa. Comecei a chorar enquanto ela tirava as fotos”, relata. Neste dia, Márcia deu a Ana Paula o apelido de ‘Margarida do Asfalto’.
 
Impressionada com as fotos e o resultado do trabalho, a fotógrafa criou uma página no Facebook para ajudar Ana Paula. A intenção era não apenas mostrar a transformação da Ana, mas também ajudá-la a encontrar alguém que pudesse realizar o grande sonho dela de fazer uma faculdade de biologia. "Criei o 'Margarida do Asfalto' para ajudá-la. Ela é uma menina muito bonita e pode ter uma vida melhor. A minha ideia é fazer alguém se sensibilizar e conseguir uma bolsa de estudos para ela em um curso de biologia", explica Márcia.

Após o sucesso das imagens, Ana Paula continua realizando a limpeza das ruas da orla da praia. O sonho, porém, precisou ser adiado um pouco por causa de uma cirurgia que a mãe da gari enfrentará nos próximos meses para corrigir um problema no quadril. "Gosto muito de animais e sonho fazer o curso de biologia. Sei que vou melhorar de vida. Agora, porém, estou mais preocupada com a minha mãe. Estou tendo que trabalhar por ela e pelo meu filho", afirma.

O sonho de fazer uma faculdade ainda continua vivo na 'Margarida do Asfalto'. “Eu quero trabalhar como bióloga em um zoológico. Outra ideia é tentar investir na carreira de modelo. Minha mãe e o meu filho piram nas fotos. Ela sempre me incentivou apesar de eu ser um pouco tímida. Sempre fui assim. Confesso que gosto de me ver nas fotografias”, afirma.

Enquanto as oportunidades não surgem, ela nem pensa em largar a profissão estável de gari. Ela brinca que quem vê as fotos da ‘Margarida do Asfalto’ nem imagina a história e os sonhos que ela carrega. Márcia conta que, apesar das dificuldades do dia a dia, Ana Paula não perde o sorriso no rosto. “Você vê uma menina tão linda nas fotos e, durante o dia, ela está capinando, catando lixo. Ninguém sabe disso”, finaliza Márcia.

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: