header top bar

section content

Amor e sexo: Jogo de perguntas promete apimentar relação e vira febre nas redes sociais

Psicólogas criam caixa com 100 questões sobre amor e sexo para promover diálogos entre casais e evitar crises

Por

07/01/2016 às 08h40

Puxa Conversa Casal - o livro tem o formato de 100 cartas com perguntas sobre amor e sexo

Denise Miranda de Figueiredo e Marina Simas de Lima, psicólogas que trabalham com terapia de casal, perceberam que o motivo central da crise entre a maior parte dos parceiros que atendia era o fato de conversarem muito pouco em casa. “Eles chegam para a terapia de família perdendo a intimidade e sem saber dialogar", conta Denise.

Diante desta realidade, elas decidiram criar o “Puxa Conversa Casal”: um livro em formato diferente. Trata-se de uma caixa com 100 cartas para falar de amor e sexo: 50 perguntas sobre fantasias sexuais, masturbação e sexualidade, e 50 sobre amor e o relacionamento do casal de forma geral.

Com perguntas como: “O que fez você olhar para mim?” – uma das preferidas de Denise –, “Que palavra definiria o momento atual do nosso relacionamento?” e até mesmo “O que você pensa sobre sexo anal?”, o livro pretende, segundo a autoras, prevenir uma crise no relacionamento de forma lúdica, sem formalidades, falando coisas que muitas vezes não são faladas naturalmente entre o casal.

“O objetivo é conhecer um ao outro e ao mesmo tempo formar vínculo”, explica Denise. As pessoas mudam ao longo dos anos e, com o passar do tempo, alguns casais deixam de conhecer um ao outro. A conversa e a famosa DR (discussão de relacionamento) são essenciais para voltar a conhecer o parceiro.

Autoconhecimento

As perguntas da caixa também ajudam as pessoas a conhecerem a si mesmas. “Para muitas perguntas, não vêm uma resposta pronta, rápida”, conta Denise. “É preciso parar, olhar para dentro e se conectar com a emoção.”

Como começar o jogo?

A autora dá a dica: sente com o parceiro, relaxe, abra um vinho e comece a puxar as cartas. E um de cada vez faz perguntas ao outro. A caixinha não é indicada apenas para aqueles que estão casados há muito tempo: conhecer o parceiro a fundo logo no começo da relação é essencial para um relacionamento duradouro.

No entanto, se a relação estiver muito ruim, Denise alerta que pode não ter “clima” para usar o livro. “O casal nem vai conseguir sentar e se olhar, as cartas são para os casais que estão realmente a fim de construir ou reconstruir algo”.

IG

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!