header top bar

section content

Obesidade não diminui expectativa de vida das pessoas, aponta estudo

Uma pesquisa conduzida no Reino Unido garante que existe, sim, a obesidade "saudável"

Por Superinteressante

17/07/2018 às 09h50

Novos estudos sobre a obesidade e a saúde

A ligação entre a obesidade e a expectativa de vida pode não ser tão óbvia assim. Pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, descobriram que pacientes obesos, mas com nenhum outro fator de risco metabólico, não apresentam aumento na taxa de mortalidade em relação às pessoas magras. Isso contraria a maior parte da literatura sobre o assunto, que inclui a obesidade como um risco por si só.

O estudo acompanhou 54.089 homens e mulheres, alguns apenas obesos e outros com disfunções associadas (cardiovasculares ou relacionados à glicose). Aqueles com a chamada obesidade metabólica saudável não tiveram uma taxa de mortalidade maior do que a média da população.

Hoje, qualquer um que estiver com o IMC acima de 30 kg/m2 é instruído a perder peso, como se o fato por si só já fosse um risco para a saúde. Mas a pesquisa apresenta outra maneira de enxergar a situação, ao constatar que 1 a cada 20 voluntários não apresentavam nenhum problema metabólico.

“Estamos mostrando que os indivíduos com obesidade metabolicamente saudável não estão em uma taxa de mortalidade elevada. Descobrimos que uma pessoa com peso normal e sem outros fatores de risco metabólicos tem a mesma probabilidade de morrer do que a pessoa com obesidade e sem outros fatores de risco”, diz Jennifer Kuk, coordenadora do projeto, ao Science Daily. “Isso significa que centenas de milhares de pessoas na América do Norte com obesidade metabolicamente saudável serão orientadas a perder peso, mesmo que o benefício para isso seja questionável.”

Calma, não tranque a matrícula na academia agora. O estudo não contesta, de nenhuma forma, os benefícios em praticar atividades físicas e nem de ter uma alimentação saudável. O que eles dizem é que, se você cuida da sua saúde, não precisa se preocupar com as gordurinhas aparecendo.

Fonte: Superinteressante - https://super.abril.com.br/saude/obesidade-nao-diminui-expectativa-de-vida-aponta-estudo/

Recomendado pelo Google: