header top bar

section content

Vinagre de maçã pode ajudar a controlar o diabetes; entenda

O consumo da bebida antes das refeições ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Por Notícias ao Minuto

16/07/2018 às 09h24

Os benefícios do vinagre de maça (Foto: iStock)

O vinagre de maçã é considerado um importante aliado do emagrecimento, por promover a saciedade e melhora da digestão, ele também vem sendo apontado como um aliado no controle do desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes.

A bebida ajuda a prevenir o desenvolvimento da diabetes porque mantém estáveis os níveis de glicose e consequentemente os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. Por inibir a ação de várias enzimas que elevam a insulina, o vinagre de maçã pode ser ótimo para quem está em tratamento de diabetes também, principalmente do tipo 2.

O médico e pesquisador Patrick Rocha explica que quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades, levando aos picos, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ela, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantidade de glicose. Segundo ele esse processo leva a um quadro chamado de resistência à insulina, que, se não for revertido, evolui com grande frequência para diabetes tipo 2.

“O vinagre de maçã é um alimento que pode ser incluído no dia-a-dia, sem exageros, e pode trazer benefícios importantes, como controle da saciedade e estabilização dos níveis de insulina no sangue, prevenindo contra o desenvolvimento de doenças. Numerosos estudos mostram que, quando consumido antes das refeições, ele melhora a função da insulina e diminui os níveis de açúcar no sangue. O vinagre de maçã, principalmente o orgânico, que é o que eu recomendo, pode ser útil para pessoas com diabetes, pré-diabetes ou para aqueles que desejam manter baixos os níveis de açúcar no sangue por outros motivos”, explica o médico.

Segundo Rocha, para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã o ideal é incluir uma a duas colheres na alimentação, seja na salada, junto com a água com limão pela manhã, em jejum, ou antes da refeição principal. No entanto, Rocha enfatiza, não se trata de um alimento milagroso e único, que resulte em emagrecimento, controle de diabetes e saúde plena, mas sim de um alimento que dentro de uma alimentação inteligente, rica em proteínas e gorduras do bem, têm benefícios comprovados.

Outro ponto positivo do consumo da bebida é que por possuir bons níveis de ácido clorogênico, o vinagre de maçã ainda reduz o colesterol de particulas pequenas LDL, reduzindo os risco de doenças cardíacas. Além disso, ainda reduz a pressão arterial, grande responsável por problemas no coração. Com todos estes benefícios, vale a pena começar a incluir o vinagre de maçã na alimentação, não é mesmo?

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/620637/vinagre-de-maca-pode-ajudar-a-controlar-o-diabetes-entenda

Recomendado pelo Google: