header top bar

section content

5 alertas que suas unhas podem estar enviando sobre sua saúde

O aspecto das suas unhas podem revelar muitas coisas sobre a sua saúde, isso por que o formato ou cor podem dizer muito sobre seu organismo, estado de nutrição e até indicar doenças graves.

Por Site de Beleza e Moda

19/05/2018 às 08h00 • atualizado em 18/05/2018 às 16h15

Vamos falar sobre os sinais de doenças que nossas unhas podem revelar.

O aspecto das suas unhas podem revelar muitas coisas sobre a sua saúde, isso por que o formato ou cor podem dizer muito sobre seu organismo, estado de nutrição e até indicar doenças graves.

Além da vaidade feminina as unhas tem o papel de proteger tecidos, elas são compostas por camadas de queratina. Uma curiosidade sobre as unhas, e que talvez você ainda não saiba, é que elas tem crescimento mais rápido na mão dominante e durante o verão. No entanto, nesta matéria vamos falar sobre os sinais de doenças que nossas unhas podem revelar.

1 – Diabetes

Pessoas que desenvolvem diabetes passam a ter unhas com uma cor amarelada, inclusive os médicos que examinam pessoas com suspeita de diabetes costumam analisar as unhas dos pacientes.

A cor amarelada se deve a glucose que se liga as proteínas de colágeno das unhas, a pele também fica mais amarelada, mas a mudança fica muito mais visível nas unhas. Fique atento a este sinal!

2 – Infecções

Pele vermelha em torno das unhas, unhas quebradiças e escurecendo podem ser um indicativo de uma infecção na unha, sim, isso é possível e até comum. E pode ser causado por fungos, bactérias e vírus, sendo os fungos os principais causadores.

A melhor forma de evitar esse problema é com a higiene correta e esterilizando ferramentas de manutenção das unhas que sejam compartilhadas com outras pessoas, como: tesouras, alicates e cortadores de unha.

3 – Distúrbios de tireoide

Hipertireoidismo e hipotireoidismo são dois distúrbios de tireoide que são até comuns, e sempre associados ao ganho e perda de peso em excesso mesmo que a pessoa tenha uma alimentação pouco exagerada.

Sabe a parte branca da unha? Bom, ela só aparece quando a unha cresce o suficiente para fora da carne do dedo, mas em casos de distúrbios de tireoide pode acontecer o que se chamamos de unha de Plummer, quando a unha se separa da carne do dedo, chamada de leito ungueal, ela pode então ficar elevada e isso é um indicativo de que a saúde não vai bem.

4 – Problemas cardiovasculares

As unhas podem indicar problemas cardiovasculares quando ocorrem as chamadas hemorragias por estilhaço, que são linhas de sangue finas e vermelhas nas unhas.

Unhas e dedos em formato muito arredondados e mais largas que o normal, pálidas ou azuladas também podem indicar problemas cardiovasculares. Fique atento!

5 – Doenças digestivas

As nossas unhas também podem indicar se estamos com doenças digestivas. É importante observar se as unhas ficam doloridas, frágeis, descolando ou descamando.

Outro aspecto que pode indicar que nossa saúde digestiva não vai bem é se as unhas tiverem pontos de hemorragia.

Se observar problemas assim nas suas unhas, vá a um médico e converse sobre o assunto, ele pode receitar os exames necessários para descobrir o que suas unhas podem estar querendo dizer sobre sua saúde.

Fonte: Site de Beleza e Moda - http://www.sitedebelezaemoda.com.br/5-alertas-que-suas-unhas-podem-estar-enviando-sobre-sua-saude/

Recomendado pelo Google: