header top bar

section content

Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste realizar turnê em Sousa e no Ceará

A Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), proponente e idealizador do projeto, é uma entidade cultural sem fins lucrativos que objetiva promover e estimular a produção artística brasileira, especialmente a nordestina

Por Assessoria

08/05/2018 às 14h56

Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste

A turnê faz parte do projeto Circuito BNB – Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que conta com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – incentivo do Ministério da Cultura (Minc) por meio da Lei Rouanet, o projeto propõe duas ações culturais, a primeira, será é uma apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que acontecerá nos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil – CCBN, compreendendo as cidades de Juazeiro, Fortaleza e Souza com o acesso gratuito ao público de todas as idades. A outra ação, é a realização de “Ensaios Abertos Especiais da O.S.B.N.” denominados, Aula espetáculo, que será ofertada a estudantes da rede oficial de ensino, tanto nas esferas municipal, estadual ou federal.

A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste irá realizar as apresentações nos centros culturais do Banco do Nordeste de Sousa, Fortaleza e de Juazeiro do Norte, na apresentação o público irá conhecer um trabalho de resistência cultural e preservação da música popular brasileira nordestina de qualidade, especialmente a de caráter regional, como o xote, o forró, o baião e o xaxado, além de outros estilos de música tradicionalmente tocados em acordeom, como é o caso do frevo e do chorinho. O objetivo da orquestra é contribuir para a valorização da memória da cultura brasileira, mais especificamente a produção cultural nordestina, promovendo assim a construção da identidade cultural do nordeste brasileiro, preservando e difundindo o patrimônio cultural imaterial da música nordestina, tipo forró pé de serra com destaque para a produção de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste

Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), proponente e idealizador do projeto, é uma entidade cultural sem fins lucrativos que objetiva promover e estimular a produção artística brasileira, especialmente a nordestina, com a valorização de recursos humanos e conteúdos locais e; promover cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para seus associados em específico e para o público de maneira em geral, especialmente o público infanto-juvenil. Objetiva ainda contribuir, através da promoção e organização de eventos culturais, de lazer e entretenimento, para a valorização, divulgação e preservação da cultura popular e incremento do turismo local. Atuando já há quatro anos a ACBN nasceu baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável. Surgiu da necessidade de grupos forrozeiros e de cultura popular tradicionais de manter a sua arte, como também de buscar espaços de trabalho e capacitação profissional visando o alcance de uma cadeia produtiva da cultura, e também da reflexão de como viabilizar propostas de difusão e divulgação da música e cultura nordestina. Nesse sentido, tem atuado desde então com oficinas de acordeom; oficinas de percussão (pandeiro); confecção de zabumba; confecção de rabeca; oficinas de capacitação para editais culturais; consultoria e auxílio na elaboração de portfólios, release e outros; além da promoção de Seminários, Palestras, Fórum de debates político-culturais, entre outras ações formativas. Também tem atuado na realização de eventos ao exemplo do I, II e III Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba, que este ano se encaminha para a sua 4ª edição e que já trouxe atrações internacionais como Richard Galiano e grandes nomes da nossa música como Zé Calixto e Luizinho Calixto. Como resultado mais efetivo dentro de uma lógica dos princípios de desenvolvimento sustentável, a ACBN fundou a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que teve sua origem a partir das oficinas de acordeom, promovidas pela mesma instituição em parceria com a FUNJOPE (Fundação Cultural de João Pessoa). Fundou também a Escola de Música Mestre Dominguinhos com o claro propósito de atender a seus associados no que se refere a uma maior capacitação e ainda de atender ao público mais geral que tenha interesse no aprendizado musical e que por razões de desvantagem socioeconômica não podem pagar por este serviço.

Serviço
Apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste
Centros Culturais do Banco do Nordeste
09/05/2018 (Quarta-feira) ás 20h – Sousa (PB)
10/05/2018 (Quinta-feira) ás 20h – Juazeiro do Norte (RN)
12/05/2018 (Sábado) ás 19h – Fortaleza (CE)
Entrada: Gratuita
Classificação Livre

Recomendado pelo Google: