header top bar

section content

Atenção homens! Você sabe por que é que levar um chute nos testículos dói tanto? A ciência explica

Quando ocorre uma pancada nos testículos, um sinal nervoso é enviado ao cérebro a uma velocidade de aproximadamente 425 quilômetros por hora

Por Mega Curioso

20/04/2018 às 09h23

Confira o que diz a ciência sobre essa terrível dor

Você já deve ter presenciado a eterna discussão sobre o que é mais doloroso, dar à luz ou levar um chute você sabe onde, e inclusive já publicamos uma matéria sobre esse assunto aqui no Mega Curioso. Independente de qual das duas situações é a mais desconfortável, é inegável que levar uma pancada nos testículos pode ser uma experiência bem traumática. Bem, os meninos que o digam, não é verdade?

Mas, você sabe por que é que dói tanto? Afinal, há quem tenha morrido — literalmente — de dor depois de um trauma sofrido na região. Para responder a essa questão, o pessoal do site Nerve foi consultar um especialista no tema, que explicou os pormenores do que acontece com o… quando ele é acertado por um pé, joelho, mão mal-intencionada ou objeto voador descontrolado. Confira:

Quando ocorre uma pancada nos testículos, um sinal nervoso é enviado ao cérebro a uma velocidade de aproximadamente 425 quilômetros por hora, e o cérebro, por sua vez, envia uma resposta através da espinha até o abdome e a virilha. Os testículos, então, liberam um neurotransmissor — a Substância P, associada com processos inflamatórios e dor — que ativa uma área cerebral chamada córtex somatossensorial, responsável por processar as sensações físicas.

Na próxima etapa do processo, ocorre a liberação de endorfinas — com o objetivo de relaxar o pobre coitado que acabou levar o chute no… No entanto, essas substâncias provocam uma diminuição nos níveis de oxigênio no cérebro, podendo desencadear as familiares dores de cabeça e náusea que também podem surgir após a infame pancada.

Além disso, o abdome e o escroto compartilham os mesmos receptores sensoriais para a dor, portanto, é por esse motivo que outra reação bem comum entre os que acabaram de, você sabe… é que eles se dobrem sobre suas barrigas e adotem a posição fetal. Outra reação comum é a tontura, desencadeada pelo fluxo de fluidos no ouvido interno. E aí, já viu: forte dor abdominal combinada com tontura e náusea pode resultar em desagradáveis vômitos.

Sangue, suor e lágrimas
O trauma também pode ocasionar o aumento do ritmo cardíaco, da temperatura corporal e sudorese. Alguns minutos depois, os testículos podem se tornar inchados e a pele da região pode ficar avermelhada e dolorida e, em alguns casos, os gânglios simpáticos — presentes no sistema nervoso e responsáveis pela resposta de fuga ou luta — podem ser ativados, resultando em olhos lacrimejantes e choro.

E qual é a coisa a se fazer enquanto todas essas reações acontecem no organismo? O melhor é permanecer deitado por alguns minutos até que o fluxo sanguíneo ao cérebro seja normalizado. Isso deve reestabelecer o equilíbrio, diminuir a sensação de náusea e a dor de cabeça, assim como o choro. No entanto, dependendo da intensidade da pancada — e da ira do pé que acertou os seus testículos — se os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, o melhor mesmo é procurar ajuda médica.

Entretanto, apesar de traumático e dolorido, segundo o especialista, levar um chute nos testículos não é o fim mundo. Conforme explicou, os acidentes com a área de lazer masculina provocam dores de curta duração que provavelmente são menos intensas do que ter um osso ou o nariz quebrado, e muito menos intensas do que dar a luz ou expelir um cálculo renal.

Fonte: Mega Curioso - https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/43211-voce-sabe-por-que-e-que-levar-um-chute-nos-testiculos-doi-tanto.htm

Recomendado pelo Google: