header top bar

section content

Jornalista cajazeirense e ilustrador lançam livro sobre Padre Rolim em HQ para público infanto-juvenil

A obra faz parte da Coleção Primeira Leitura, da Editora Patmos com apoio da Usina Cultural Energisa

Por Jocivan Pinheiro

19/02/2018 às 16h31 • atualizado em 21/02/2018 às 11h14

'Padre Rolim em Quadrinhos' será lançado em Cajazeiras na próxima quinta-feira (22)

A Editora Patmos e a Usina Cultural Energisa lançam na próxima quinta-feira (22) mais uma edição da Coleção Primeira Leitura, destinada ao público infanto-juvenil: “Padre Rolim em Quadrinhos”.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DA ENERGISA

Com roteiro do jornalista e poeta cajazeirense Linaldo Guedes e ilustrações de Megaron Xavier, a obra será lançada em Cajazeiras, no Centro Diocesano de Pastoral, auditório Bento XVI, anexo da Fafic, na avenida Joca Claudino, Centro, a partir das 19 horas.

A obra conta a história do Padre Inácio de Sousa Rolim, educador responsável pela fundação da cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, a partir de um colégio criado por ele.

Em linguagem destinada ao público infanto-juvenil, ela narra detalhes de sua vida e de sua missão como educador. O leitor fica sabendo como Padre Rolim construiu uma escola nos arredores do sítio onde morava com os pais após ser ordenado sacerdote no Seminário de Olinda, em Pernambuco, e como esta escola se tornou o ponto de partida para a criação de Cajazeiras.

VEJA TAMBÉM: Professor e escritor natural de Bonito de Santa Fé lança livro em Cajazeiras e na sua terra-natal

O livro destaca também a revolução educacional provocada pela abnegação e o desprendimento do padre no Alto Sertão paraibano, fazendo com que a cidade ficasse conhecida como a terra que ensinou a Paraíba a ler.

Mostra ainda os alunos ilustres que passaram pelos bancos escolares do Diocesano – de políticos e escritores a personalidades como Padre Cícero Romão Batista; e um pouco mais sobre as obras deixadas pelo educador, como sua Gramática Grega que chegou a ser estudada por poetas como Augusto dos Anjos.

“Padre Rolim em Quadrinhos” busca, sobretudo, resgatar para as novas gerações o legado do grande educador. Em sua época, pessoas de todos os estados do Nordeste chegavam a Cajazeiras para estudar com o padre, que falava fluentemente francês, inglês, alemão, italiano, espanhol, latim, sânscrito, hebraico, tupí-guarani e grego.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: