header top bar

section content

Novo método para emagrecer 5S “reprograma” cérebro e combate a obesidade; entenda como funciona

Método atua no hipotálamo e processo dura cerca de 90 dias. Ao Delas, Sonia e Eni, ambas de 58 anos, contam como emagreceram mais de 20 kg

Por Campelo Sousa

29/06/2017 às 08h07 • atualizado em 28/06/2017 às 19h13

Segundo o estudo, a resposta está nos rituais, como preparar o café da manhã sempre da mesma forma (Foto: shutterstock)

Cabeça de quem está gordinho pensa diferente dos magros. Eles não podem ver um docinho ou guloseima que não conseguem dizer não para a “tentação”. Essas afirmações não são apenas crenças populares. E é para pensando em acabar com isso que foi criado o método 5S, um processo de emagrecimento que tem feito sucesso.

O método 5S atua como se “reprogramasse” no cérebro. Quem dá os detalhes é a fisioterapeuta dermato-funcional Edivana Poltronieri, criadora do método. Ela já sofreu de obesidade e para lidar com a doença foi pesquisar mais sobre o tema. Foi então que entendeu como o hipotálamo atua nas questões de peso e saciedade e como a “reprogramação” desse órgão do sistema nervoso é fundamental no processo de emagrecimento.

O hipotálamo é responsável pelo controle da fome e fica inflamado em casos de excesso de peso ou obesidade, devido ao consumo exagerado de gordura saturada. Por isso estudos como um feito em 2009 pela Unicamp e outros de 2012, de fontes dos Estados Unidos, e citados pela fisioterapeuta afirmam que o cérebro de pessoas obesas funciona de forma diferente se comparado ao de pessoas magras. “Os resultados [desses estudos] abriram novas perspectivas terapêuticas e permitiram o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra a obesidade, como o 5S”, comenta Edivana.

Ela explica, afirmando que tais estudos indiacam que o excesso na ingestão de alimentos ricos em gordura saturada provoca essa inflamação do hipotálamo, que passa a não conseguir fazer a leitura correta da leptina, hormônio produzido pelas células gordurosas e responsável por emitir a sensação de saciedade. “Com o sistema neural descontrolado e sem sinais de saciedade, as pessoas passam a comer compulsivamente e, com o tempo, tornam-se obesas”, comenta Edivana. Além da inflamação, os estudos revelaram a morte de neurônios.

Com base nisso, ela desenvolveu o método que atuaria de forma a regulazirar as funções deste órgão através de cinco etapas, por isso o nome 5S.

Etapas do método
“Os cinco pilares do método são: reeducação alimentar, suplementação de vitaminas e minerais com uso de nutracêuticos, tratamento estético desintoxicante, reprogramação do hipotálamo por meio da ação anti-inflamatoria dos ômegas 3 e 9 e terapia em grupo com acompanhamento multidisciplinar de profissionais de nutrição e psicologia”, enumera Edivana.

Antes de começar o processo, a pessoa passa por uma avaliação corporal, na qual é determinada quantidade de peso a ser eliminada. Aí começa o método, que é divido em três momentos:
Redução de peso – nessa etapa o objetivo é normalizar as taxas de insulina, diminuir a massa gorda e preservar a massa magra do paciente;

Manutenção – agora é o momento de conseguir se manter no novo peso depois do emagrecimento. Também é feito o acompanhamento da fase intermediária da reprogramação hipotalâmica;
Reeducação alimentar – a última fase se baseia na reintegração do paciente à rotina, com acompanhamento e reforço dos novos hábitos adquiridos durante o processo.

Resultados
Segundo Edivana, o método leva 90 dias. “Esse é o período mínimo necessário, segundo a literatura científica, para que ocorra a reprogramação da memória celular e consequente mudança nos hábitos de vida”, afirma a fisioterapeuta. Ainda de acordo com a criadora, é possível emagrecer de 10 a 15 quilos em apenas um mês.
Ela defende ainda que os resultados são duradouros, já que a pessoa passou por todo um processo de aprendizado e conscientização sobre alimentação saudável e equilibrada. Além disso, vale procurar uma atividade física que dê prazer e inclui-la na rotina.

Quem pode seguir do método
Edivana diz que o método 5S é indicado para homens e mulheres que estejam acima do IMC (Índice de Massa Corporal) e que não apresente as contra indicações como: gestantes, pessoas com insuficiência renal, distúrbios degenerativos anemias, dentre outros.
Para quem exagerou em feriado ou nas férias e quer perder pouco peso, também pode seguir o método, que é adaptado para cada paciente.

IG

Tags:
Recomendado pelo Google: