header top bar

section content

Tartaruga que engoliu 915 moedas morre de intoxicação

Bank estava com 25 anos. Duas semanas antes, ela passou por uma cirurgia no estômago para retirada do dinheiro e de dois anzóis.

Por Priscila Belmont

21/03/2017 às 17h33

Bank estava com 25 anos. De acordo com a universidade, em média tartarugas marinhas vivem cerca de 85 anos.

A Tartaruga marinha Bank morreu nesta terça-feira (21/3), duas semanas após passar por uma cirurgia no estômago para a retirada de 915 moedas e dois anzóis. Com 25 anos, ela estava em recuperação na Bangkok’s Chulalongkorn University, em Bangcoc, capital da Tailândia.

De acordo com o veterinário Achariya Sailasuta, o animal morreu em decorrência de uma intoxicação no sangue causada pelos componentes das moedas. “Ao menos ela teve a chance de nadar livremente e comer bem antes de morrer”, disse a veterinária Nantarika Chansue.

Bank estava com 25 anos. De acordo com a universidade, em média tartarugas marinhas vivem cerca de 85 anos. Além disso, a espécie está listada entre as ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla original).

O animal vivia em um tanque na província de Chonburi, a 175 quilômetros de Bangcoc, no qual moradores e turistas costumavam jogar moedas para atrair boa sorte. Há pouco mais de duas semanas, ela foi resgatada por marinheiros, que a encaminharam para atendimento veterinário.

A cirurgia ocorreu no dia 5 de março, resultando na retirada de uma espécie de bolsa metálica formada pelos objetos e que pesava cerca de cinco quilos. O peso do material metálico chegou a causar uma infecção na coluna vertebral da tartatuga. Após o procedimento, que durou cinco horas, a recuperação era considerada positiva até o sábado, 18, quando um exame atestou que Bank estava com problemas nos intestinos, o que exigiu a realização de uma nova operação, a qual ela não resistiu.

Metrópoles

Recomendado pelo Google: