header top bar

section content

Poeta Jairo Cézar lança livro ‘O peso das gotas’ no Espaço Cultural

O poeta paraibano Jairo César lança, neste sábado (5), seu mais recente livro, “O peso das gotas”.

Por Diário do Sertão

04/11/2016 às 16h45

Poeta Jairo César lança livro

O poeta paraibano Jairo César lança, neste sábado (5), seu mais recente livro, “O peso das gotas”. O lançamento acontece às 17h, na Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital. Segundo o autor, a obra começou a ser escrita em 2010 e foi concluída no início de 2014, sendo vencedora do prêmio José Américo de Literatura – Edições Funesc –2014. A publicação foi feita pelo selo paulista Penalux.

O prefácio é do também poeta Linaldo Guedes. O livro traz ainda depoimentos de Antônio Mariano, Águia Mendes e Bruno Gaudêncio. O evento contará com sarau e mesa de debate sobre livros, leitores e produção literária.

Dividido em cinco partes, o livro passeia da nostalgia à ironia, revelando, com leveza poética, o peso de uma lírica que não esconde suas referências temáticas ou influências literárias. No primeiro capítulo – Infância -, a evocação do trem é uma constante. Não de um trem veloz, lúdico, como no célebre poema de Manuel Bandeira. Mas de um trem nostálgico, evocando lembranças do pai e de imagens da infância. A Estação de Sapé é o estuário natural dessa nostalgia.

A segunda parte da obra – Meus -, dialoga com outros autores, alguns contemporâneos do poeta; outros, referências, como Fernando Pessoa e Miguel de Cervantes. Neste diálogo, impressiona a reiteração da presença do tinteiro em vários poemas. Assim como no primeiro capítulo Jairo utiliza-se de algo que já está ficando no passado (o trem). Neste, a utilização do tinteiro em versos de vários poemas leva o leitor a um tempo em que não se escrevia nos teclados do computador.capaloja-jairoc

“Mínimos”, a terceira parte do livro, como o título já sugere, traz poemas curtos, a maioria tercetos. O tom é lírico, de um lirismo inusitado. Vale a pena ler a série de tercetos sobre a lua. Vale a pena observar, também, as referências à Bíblia e outros temas religiosos em alguns poemas.

Em “Úmidos”, quarta parte da obra, predominam poemas com temática mais erótica. Ou lírico-amorosa. Como “Boca de Veludo” e os salmos para Isabel e Deise. Por último, o livro traz “Diversos”, que como o próprio nome já diz, é uma mini-coletânea de poemas sobre os mais variados assuntos. Destaque para “Reforma ortográfica”, “Desenredo” e “Eclipse”, onde o lúdico remete ao livro de poemas para crianças lançado pelo autor.

Sobre o autor – Jairo Cézar Soares de Souza é natural de João Pessoa (PB). É escritor, poeta, professor, e roteirista de quadrinhos. Seus gêneros literários são os contos, poemas, entre outros. Suas principais obras são: Escrito no ônibus (2007); Rapunzel e Outros Poemas da Infância (2012); Augusto dos Anjos em Quadrinhos (2014); O Peso das Gotas (2015).

Prêmios: Vencedor do Prêmio Novos Escritos – Funjope (2007/2008/2010). Um dos vencedores do IV Prêmio Canon de Poesia (2011). Rapunzel e outros poemas de infância (Forma Editorial – 2012). Mini Contos SA (2012). Penalux de São Paulo (2012). Augusto dos Anjos em quadrinhos (Patmos Editora – 2014). Foi 3º lugar no Festival Poesia Encenada do SESC-PB (2007/2008/2014). João Pessoa em Quadrinhos (2015). Com o poema o Mito do Tamarindo, conquistou o 2º lugar, no Concurso Nacional de Poesia Augusto dos Anjos (2015), em Leopoldina (MG). José Américo de Literatura (2015). Recebeu o Prêmio José Américo de Almeida, pela obra, O Peso das Gotas.

Serviço:
Lançamento do livro ‘O peso das gotas’ (poesia), de Jairo César

Programação: sarau e mesa de debate sobre livros, leitores e produção literária

Data: 05/11 (sábado)

Hora: 17h

Local: Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista

Entrada: gratuita

Assessoria do Governo da Paraíba

Tags:
Recomendado pelo Google: