header top bar

section content

VÍDEO: Caretas “invadem” feira da cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba

Acompanhados de uma banda de música, os “caretas” dançaram e chamaram a atenção do público.

Por Diário do Sertão

28/03/2018 às 16h34

Os “caretas” de Poço de José de Moura visitaram a feira livre da cidade de São João do Rio do Peixe nesta quarta-feira (28), e aproveitaram a grande concentração de pessoas para arrecadar o “jejum”.

+ Sem palha e com máscaras mais assustadoras, jovens da região tentam manter viva a tradição dos ‘caretas’ na cidade de Cajazeiras – Assista!

Acompanhados de uma banda de música, os “caretas” dançaram e chamaram a atenção do público.

Segundo a tradição, os caretas perambulam pela cidade durante pelo menos três dias em busca de esmolas para reparar e tentar confraternizar Judas com Jesus, conforme a visão bíblica da história. Eles costumam usar chocalhos para anunciar sua chegada e emitem grunhidos que assustam alguns, mas divertem outros.

Cajazeiras
Todos os anos, quando se aproxima os feriados da Semana Santa, várias crianças, adolescentes e até adultos saem às ruas de Cajazeiras fantasiados com roupas velhas esfarrapadas ou cobertos de palha de bananeira e usando máscaras assustadoras para pedirem comida de porta em porta. Esses personagens do folclore nordestino são os ‘judas’ ou ‘caretas’, e o alimento doado pelos moradores é chamado de ‘jejum’.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: