Fóssil de dinossauro mais antigo do Brasil descoberto em Sousa está de volta a cidade e exposto no Vale

O fóssil foi aberto para a visitação do publico nessa sexta-feira (19). O museu Vale dos Dinossauros funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita

Por Campelo Sousa

20/01/2018 às 09h04

O fóssil, um dos mais antigos do Brasil já está exposto ao público

O osso fossilizado encontrado na cidade de Sousa no ano de 2014, retornou a cidade e está exposto no Museu do Vale dos Dinossauros, e já disponível para a visitação do público.

Batizado de “Sousatitan”, o fóssil da família dos titanossautidae, foi encontrado na zona rural do município por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que após longos estudos e pesquisas, descobriram que se tratava de uma fíbula, osso da perna do animal.

A gerente do Vale dos Dinossauros, Alessandra Mariz, disse que o fóssil já estava em Sousa desde 2016, mas ainda não havia sido catalogado, e só após os diversos estudos feitos, ele pode ser exposto.

A estimativa é de que o titanossauro, além de ter sido um dinossauro de espécie inédita no Nordeste, ele tenha habitado a região há cerca de 130 milhões de anos e vivido na região fluvial do Rio Piranhas. Ele é um dos fosseis mais antigos já encontrados no país.

+ Pesquisador encontra osso fossilizado no Vale dos Dinossauros e descobre cinco pegadas na região de Cajazeiras

A DESCOBERTA

Segundo a professora da UFPE Dra. Alcina Barreto, o fóssil foi encontrado por um morador da cidade em 2014, próximo a lagoa de uma fazenda, na zona rural de Sousa, que compartilhou as imagens nas redes sociais, e chegou ao conhecimento do grupo de estudos, que imediatamente recebeu o material, retiraram da rocha e começaram as pesquisas.

Ainda de acordo com a professora, fósseis dessa família de dinossauros já foram encontrados no interior do estado São Paulo.

VALE A PENA VER O VALE