header top bar

section content

VÍDEO: Sob lágrimas, música e irreverência, rainha do Bloco Cafuçu é sepultada em João Pessoa

Corrinha Mendes nasceu Nazarezinho, região de Sousa e aos seis anos foi morar em Cajazeiras.

Por Diário do Sertão

12/01/2018 às 15h05 • atualizado em 12/01/2018 às 15h08

Foi enterrada no fim dessa quinta-feira (11) no Cemitério Jardim Mangabeira, em João Pessoa, a professora de História aposentada Maria do Socorro Mendes, a Corrinha do Bloco Cafuçu do Folia de Rua. Amigos se fantasiaram de cafuçu e foram até a Central de Velórios São João Batista, no Bairro do Tambiá, se despedir de Corrinha, que morreu aos 64 anos na noite de quarta-feira (10) no Hospital Universitário Lauro Wanderley, onde fazia tratamento contra um câncer.

+ TRISTEZA: Natural de Nazarezinho, rainha do bloco carnavalesco Cafuçu morre em hospital de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa anunciou que o Folia de Rua deste ano vai homenagear Corrinha. Sempre irreverente, Corrinha ficou conhecida ao ser coroada rainha do Cafuçu, um bloco tradicional das prévias carnavalescas de João Pessoa, onde as pessoas se vestem com trajes bregas e engraçados. Sua marca registrada era a risada. Maria dos Socorro Mendes não casou e não teve filhos.

Corrinha nasceu Nazarezinho, região de Sousa e aos seis anos foi morar em Cajazeiras. Ela se mudou para capital paraibana na juventude, aos 24 anos, para prestar vestibular. Em João Pessoa se formou em História e foi professora em escolas públicas na cidade.

Corrinha Mendes (Foto: Sete Candeeiros Cajá)

Bloco Cafuçu
O bloco Cafuçu, um dos mais tradicionais das prévias carnavelescas na Paraíba, surgiu de uma brincadeira entre amigos reunidos no carnaval de 1988, em Itamaracá, Pernambuco. O termo cafuçu era usado frequentemente por Adalice Costa, atriz e funcionária do Departamento de Arquitetura da UFPB quando alguém cometia gafes, se comportava com maus modos, ou simplesmente se vestia fora da moda.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: