header top bar

section content

Médico sousense mostra cirurgia que retirou tumor da cabeça de paciente acordado e sem sentir dor. VEJA

O procedimento médico durou aproximadamente seis horas e foi feito com sucesso.

Por Campelo Sousa

22/09/2017 às 15h44 • atualizado em 22/09/2017 às 15h46

Médico sousense Diógenes Soares, participou do procedimento cirúrgico (foto: Diário do Sertão)

Imagine que você está deitado em uma mesa na sala de operações de um hospital. Enquanto os cirurgiões removem um tumor do seu cérebro, você está acordado e consciente . Isso mesmo, nesta sexta-feira (22) um paciente de 45 anos ficou acordado durante um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor na cabeça no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) em Minas Gerais.

A reportagem do Diário do Sertão conversou com o sousense Diogenes Soares, ele é médico residente em anestesiologia no hospital e afirmou que procedimento de alta complexidade chamado ‘awake craniotomy’ (cirurgia acordada, em português) é utilizada nos casos de remoção de tumores cerebrais.

Feita com o crânio aberto, a cirurgia é usada para a remoção de tumores cerebrais que estão próximos às áreas que controlam visão, linguagem e movimento do corpo. O procedimento médico durou aproximadamente seis horas e foi feito com sucesso.

“Como sou do Sertão, vim para buscar especialização e pretendo voltar ao sertão para desenvolver esse tipo de técnica em hospitais de Sousa, Cajazeiras, Patos e região”, disse Diógenes.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: