header top bar

Rui Galdino

section content

Wilson Braga, a legenda viva da política paraibana!

19/07/2017 às 18h31 • atualizado em 19/07/2017 às 18h32

Jornalista ao lado do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Ontem, antes de iniciar mais um dia de minha jornada de trabalho, fui logo cedo, fazer uma visita ao meu amigo e admirado político paraibano, o ex-governador Wilson Leite Braga. Cheguei no seu apartamento por volta das 08h00 da manhã, e fui lhe dar os parabéns de aniversário, pelos seus 86 anos de vida.

Trabalhei e convivi com Braga, por mais de 20 anos, num relacionamento de muito respeito, harmonia e confiança. Ele, político, eu, assessor. Enfrentamos juntos vários desafios, inúmeras vitórias e algumas derrotas, momentos tristes e alegres, situações de alta e de baixa, enfim, ainda hoje, uma grande aventura, uma bonita amizade.

Sou suspeito para falar de Wilson Braga, porém, na data de ontem, 17 de julho de 2017, o velho e querido, Dr. Wilson, como carinhosamente, sempre lhe chamei e lhe chamo, completou 86 anos de vida, ao lado de outra guerreira política e honrada mulher, Lúcia Braga. Considero Wilson Braga, um dos maiores líderes político e benfeitor da Paraíba e de seu povo, verdadeira legenda viva da política paraibana.

Sertanejo da cidade de Conceição-PB, nascido no dia 18 de julho de 1931, Braga, foi um dos fundadores e residentes da Casa do Estudante em João Pessoa, formou-se em Direito, e exerceu vários mandatos durante toda sua vida pública: vereador, deputado estadual, deputado federal, governador, prefeito de João Pessoa, só não conseguiu se eleger senador, porém, bateu na trave duas vezes, e a bola não entrou!

A carreira política de Braga começou em 1954, quando foi eleito deputado estadual. Passou por várias agremiações partidárias como PSB, ARENA, PDT, PDS, PFL, PSDB, PMDB e PSD. Terminou sua carreira política em 2014, como deputado estadual pelo PMDB, apoiando o atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Braga, foi o governador responsável pelo maior projeto hídrico do estado, denominado PROJETO CANAÃ. Construiu milhares de casas e conjuntos habitacionais por toda Paraíba. Foi o governador, que mais prestigiou o funcionalismo público do estado e também, o político que deu mais emprego e trabalho a muita gente por toda Paraíba. Ainda hoje, tem muita gente que vive muito bem, graças aos empregos e as ajudas de Wilson Braga.

Pena, que muitos esqueceram e abandonaram Braga, tanto na política, quanto na amizade. E ele, sente muito isso ainda hoje. Mas, é como ele me diz, “ É a vida Rui”! Hoje, com 86 anos de muita luta e histórias, apesar de alguns problemas de saúde e também na visão, Wilson Braga, continua firme, forte e feliz ao lado da família, de alguns funcionários antigos, como seu motorista, FRADE e alguns amigos.

Ontem, no restaurante Nau, em Manaíra, na capital paraibana, Braga, comemorou seu aniversário ao lado da família ( Dona Lúcia e sua filha Mariana ), de funcionários e de amigos, entre eles podemos citar: Osvaldo Duda, Newton Soares, Plínio Leite Fontes, Zé Braga, Pereirinha, José Maranhão ( que fez discurso e desfilou como pré-candidato a governador ), Evaldo Gonçalves, Manoel Raposo, Walter Braga, Vani Braga, Assis Camelo, Pedro Adelson, Maurício Leite, Manoel Gaudêncio, Otávio, Napoleão, Euclides Dias de Sá, João Costa, Inácio Gouveia, Zé Gomes, Sérgio Teixeira, eu e o padre Albeni.

Foi um dia muito especial e feliz para Dr. Wilson, ele realmente merece. Em determinado momento, entre telefonemas, fotos, contos e causas, Braga, pegou no meu braço e disse: “ Ô Rui, todo mundo me desejando muitos anos de vida, será que esse povo todo quer mesmo que eu vire lajedo”? KKKKK… Braga, sempre foi irreverente, amigo, simples, humilde e como bom sertanejo, sempre soube valorizar e gostar das pessoas, independente da sua classe social.

Na verdade, Dr. Wilson, chega aos 86 anos, gostando do povo e admirado por muitos! Atravessou a Ditadura e os governos Civis, porém, nunca foi arbitrário e arrogante. Sempre manteve e mantém um gostar respeitoso pelo próximo, principalmente, pelos mais humildes e ainda hoje, se preocupa com o futuro da Paraíba e do Brasil.

VIVA WILSON BRAGA!

Rui Galdino Filho Galdino

Rui Galdino

Rui Galdino

Rui Galdino, é advogado, jornalista, empresário e apresentador do programa CONVERSANDO COM RUI GALDINO, na TV MASTER.

Contato: [email protected]

Rui Galdino

Rui Galdino

Rui Galdino, é advogado, jornalista, empresário e apresentador do programa CONVERSANDO COM RUI GALDINO, na TV MASTER.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: