header top bar

José Dias Neto

section content

A via crucis de uma ex-prefeita

14/09/2017 às 23h48

Por José Dias Neto

Os prefeitos da Paraíba vivem verdadeiros dilemas quando terminam suas gestões. A ‘via crucis’ dos gestores não acabam, quando se encerram os seus mandatos. Quando entram em cena as discussões sobre as prestações de contas dos gestores é onde se iniciam as articulações para que os prefeitos(as) continuem ou não com o nome limpo, e o slogan de gestor honesto e íntegro com o dinheiro público.

Recentemente a Câmara Municipal de Cajazeiras desaprovou as contas dos gestores Léo Abreu e Carlos Rafael referente ao ano de 2011 seguindo o parecer do Tribunal de Contas do Estado(TCE), que agora estão inelegíveis.

Ex-prefeita de Bonito de Santa Fé, Alderi Caju

As mesmas discussões estão acontecendo na cidade de Bonito de Santa Fé, onde o TCE recomendou à Câmara Municipal da cidade a reprovar as contas da ex-gestora Alderi Caju, deixando-a inelegível, manchando a história politica de Alderi.

Embora o parecer do Tribunal de Contas seja técnico, tão somente baseado em dados e informações públicas, a decisão final sobre a reprovação ou aprovação das contas fica a cargo do Poder Legislativo da cidade, ou seja, cabe aos vereadores a decisão sobre o futuro da ex-prefeita.

Como foi a principal liderança política a apoiar o atual prefeito Chico Pereira, o esquema situacionista detém de maioria na Câmara, mas a necessidade de ampla maioria estaria colocando a ex-gestora em panos quentes, inclusive obrigando políticos estaduais a entrarem na ‘briga’ pela aprovação das contas de Alderi.

Para que o parecer do Tribunal de Contas seja rejeitado e Alderi tenha suas contas aprovadas, é preciso que vereadores que fazem parte da oposição e que são ligados politicamente ao empresário James Araruna, possam seguir o pensamento da ex-prefeita, o que seria o grande caroço do angú.

Quem imaginaria que Alderi fosse precisar da intervenção de seu ex-vice-prefeito James Araruna para ter suas contas aprovadas na Câmara? Essa necessidade fez com que lideranças estaduais entrassem na jogada.

O governador Ricardo Coutinho já teria dado o ultimato: ‘’Não admito retaliação com Alderi Caju’’ e o canal utilizado por RC para que o recado chegasse na cidade de Bonito de Santa Fé teria sido o deputado estadual Jeová Campos, aliado de primeira hora do governador Ricardo Coutinho.

De acordo com informações de uma fonte fidedigna, com acesso a informações privilegiadas dos corredores da Assembleia, os aliados do governador Ricardo Coutinho já teriam sido avisados da decisão final de RC, ou seja, os aliados do socialista devem votar, todos por unanimidade, pela aprovação das contas de Alderi na Câmara.

James Araruna foi vice-prefeito da própria Alderi, nas eleições 2016 foi derrotado pelo candidato de Alderi, Chico Pereira(PSB), mas continuou apoiando Ricardo Coutinho, tendo inclusive uma fatia dos cargos do Governo do Estado na cidade de Bonito de Santa Fé. Esse privilégio de James fez com o governador fortalecesse ainda mais a ideia de que as contas de Alderi devem ser aprovadas na Câmara e que sua última palavra seria:

“Quero unidade, quem não aceitar essa decisão não fará parte do meu governo, não posso dividir governo com quem diverge. Se meus aliados em Bonito de Santa Fé não aceitarem, exonerarei todos os cargos de confiança na cidade. Alderi Caju foi correta comigo e preciso ser correto com ela’’ essa mensagem transcrita teria sido dita ao próprio Jeová Campos pelo governador Ricardo Coutinho e o intuito seria para que o recado chegasse o mais rápido possível aos ouvidos de James Araruna.

Ao que se leva a crer, se depender das articulações, as contas de Alderi serão aprovadas na Câmara Municipal, caso James e seus aliados não queiram anunciar rompimento com o governador Ricardo Coutinho.

José Dias Neto

José Dias Neto

José Dias Neto é radialista e atualmente cursa Marketing na FAFIC. Além de atuar na Rádio Alto Piranhas, desempenha a função de repórter e apresentador da TV/Portal Diário do Sertão. Apresenta o programa Trem das Onze na Alto Piranhas AM aos domingos. Contato: (83) 99144-0709

Contato: [email protected]

José Dias Neto

José Dias Neto

José Dias Neto é radialista e atualmente cursa Marketing na FAFIC. Além de atuar na Rádio Alto Piranhas, desempenha a função de repórter e apresentador da TV/Portal Diário do Sertão. Apresenta o programa Trem das Onze na Alto Piranhas AM aos domingos. Contato: (83) 99144-0709

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: