header top bar

Geraldo Wilson

section content

Questão de Ordem – Fugindo da raia

16/08/2014 às 11h00

Fugindo da raia I
Ninguém conseguiu explicar porque o ex-prefeito de Uiraúna, Dr. Paulo Artur não compareceu ao ato político de lançamento das candidaturas de Zé Aldemir e Pedro Cunha Lima na cidade de Uiraúna, evento esse realizado na última segunda-feira, 11 de agosto. Nos bastidores a produção da coluna apurou que houve um desentendimento entre o ex-candidato e um dos organizadores do evento, o agente de polícia civil, José Antonio de Almeida Neto, Pingo D”água. 

Fugindo da raia II
Não conseguimos detectar concretamente que fato teria contribuído ou levado a essa situação. Há quem aposte que, Paulo Artur deve mesmo seguir com outros candidatos a chapa proporcional, ele já teria conversado com integrantes do seu grupo político visando a fechar seu apoio para  um outro candidato a deputado estadual. 

Desprestigiado I
Pelo menos essa tem sido esse o motivo que o ex-candidato a prefeito de Poço de José de Moura, Paulo Braz vem dando aos que o procuram para justificar sua decisão de não mais apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho. O anuncio da adesão foi confirmada na última terça-feira, oportunidade em que o presidente do diretório municipal do PSB de Poço de José de Moura se encontrou pela segunda vez com o senador Cássio Cunha Lima, candidato da coligação “a vontade do povo”.

Desprestigiado II
Paulo Braz vem informando aos correligionários e a quem interessar possa, que desde a adesão da prefeita Aurileide Moura do município ao esquema do governador, que todas as suas demandas junto ao poder executivo estadual vem sendo travadas e preteridas, fato esse que o colocou numa posição bem inferior ao tamanho da sua importância como aliado de primeira hora desde a eleição de 2010. Neste caso emprega-se o velho ditado popular de que dois bicudos não se beijam. 

Desprestigiado III
Nesse novo cenário de divisão de forças políticas em Poço de José de Moura se formos buscar os números apertados do resultado da eleição municipal de 2012, a disputa para governador em Poço de José de Moura vai ser uma pedreira e trazer um resultado com uma margem de maioria bem estreita, para um lado ou outro. Com essa decisão de rompimento de Paulo Braz com o governador e votar em Cássio, com Aurileide apoiando Ricardo Coutinho, percebe-se que vamos assistir um equilíbrio no resultado do pleito. 

Desprestigiado IV
É que a disputa de 2012 apresentou o seguinte resultado: Aurileide 51% e Paulo Braz 49%. Diante desses números, da rivalidade política entre os dois e do possível e inevitável engajamento deles no processo eleitoral, o desfecho não pode e nem vai ser outro, um resultado equilibrado.

Criador e criatura I
A Dinâmica da política impressiona por suas transformações. Quem poderia imaginar que o contexto político paraibano pudesse desaguar numa cena em que Maranhão e Santiago estivessem em palanques adversários e pior, disputando o mesmo cargo. Pois estão! Todo mundo sabe e isso é do conhecimento geral, que mesmo sendo um homem de sucesso na vida privada e pública, há quem diga que Santiago tem uma grande dívida para com Maranhão, visto que sua trajetória política foi costurada e construída na parceria de José Maranhão.

Criador e criatura II
Acontece que, Santiago rompeu, bateu asas e enveredou por tentar um voo solo. A coincidência nessa história de destinos unos e agora separados é que os dois não só se transformaram em adversários de partidos, mas e principalmente quando disputa o mesmo cargo, senador da república. O que conta para Maranhão é a experiência, para Santiago o pé quente em tudo que enfrenta. O desfecho desse filme só será conhecido depois das 17 horas do dia 5 de outubro. Quem vence o criador ou a criatura? Façam suas apostas e não as divulgue aqui.

Incertezas I
O deputado José Aldemir e o prefeito Aírton Pires deram umas dez viagens a Brasília com vistas a conseguir e agora liberar recursos para a tão sonhada a esperada solução da falta d’água de São João, a adutora do Lagoa do Arroz. O caminho para se chegar a essa conquista atende pelo nome Aguinaldo Ribeiro, deputado federal e ex-ministro do governo Dilma. 

Incertezas II
O prazo da promessa era para janeiro, depois março, maio, julho e até agora nada. As justificativas dos dois deputados esbarram na burocracia dos tramites do projeto no Ministério da Integração Nacional lá em Brasília. O que sei é que a população está ansiosa e esperançosa e o prefeito já apresenta sinais de cansaço na espera dessa obra. Antes da eleição é humanamente impossível, depois não aposto nada. É minha modesta opinião.

Sorte grande I
A prefeita de Joca Claudino nem precisou de muito esforço, para justificar o rompimento político com o governador Ricardo Coutinho, os fatos contribuíram para que ela e seu grupo saíssem sem desgaste. A explicação pode ser buscada no cancelamento na licitação, que previa a construção do acesso que liga a BR 434 a sede do Município. A ordem de serviço e a licitação foram efetivadas em maio e junho e agora em agosto aconteceu o cancelamento por parte do Governo do Estado dessa obra tão sonhada e aguardada obra pelos jocaclaudinenses. 

Sorte grande II
Segundo pode-se deduzir a construção dessa estrada seria a senha para que a prefeita confirmasse apoio à reeleição do atual governador. Outro motivo inquestionável que fez a prefeita engatar a marcha ré não deixa de ser a forte e umbilical ligação que a mesma tem com o candidato a senador Wilson Santiago. Segundo Lucrécia, os Santiago, pai e filho, são amigos e grandes colaboradores da gestão pública de Joca Claudino, por isso seu apelo para fechar apoio ao candidato Cássio Cunha Lima a fez repensar sua decisão anterior. 

Sorte Grande III
No final das contas e num balanço rápido, a certeza que temos é que Lucrécia se saiu muito bem dessa situação, pois teve um motivo para romper com o governador e encontrou o caminho para não desagradar os seus amigos, Wilson Santiago e Wigson Filho. De quebra ainda conseguiu agradar o seu conterrâneo e suplente de senador, Deca do Atacadão, possivelmente com a promessa de continuidade da aliança vitoriosa de 2012. Isso é muita sorte em tão pouco tempo.

Na área
Quem passa o final de semana mais uma vez na região é o empresário Rinaldo Cipriano, que reside em São Paulo, mas que fincou raízes na terra de Padre Duarte. Recentemente, Rinaldo esteve em Joca Claudino, oportunidade em que foi agraciado com a cidadania daquele município. Apesar das desconfianças de muita gente da classe política de Joca Claudino, Rinaldo Cipriano continua afirmando que não vai disputar a prefeitura daquele município em 2016. O fato é que ele está sempre vindo àquela cidade e tem despertado a ansiedade e curiosidade dos agentes políticos, que buscam explicações nas suas ações sociais a que tem dedicado naquela comuna. Como eu, fiquemos só na especulação.           

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: