header top bar

Geraldo Wilson

section content

Questão de Ordem – Comemorando I

09/09/2014 às 13h09

Já está a todo vapor a programação festiva dos 20 anos de emancipação política do município de Bernardino Batista. Uma vasta programação foi cuidadosamente elaborada e já está sendo desenvolvida. O período é 1º a 7 de setembro. Inaugurações, ordens de serviço de obras estão sendo feitas no decorrer dessa semana festiva. 

Comemorando II    
O prefeito Gervásio Gomes e toda sua equipe administrativa espera contar com o maior número de pessoas durante toda a semana. O ponto culminante acontece neste sábado, 6 de setembro, dia maior a festa, momento ápice das festividades. Para esse dia foram agendadas, inaugurações, desfile cívico, entrevistas, missa, sessão solene, jogo de futebol e festa em praça pública. 

Comemorando III    
O município de Bernardino Batista foi desmembrado de Triunfo no dia 29 de abril de 1994, através da Lei Estadual 5.929, sancionada pelo então governador Cícero Lucena, sua instalação oficial aconteceu em 1º de janeiro de 1996, quando assumiu o cargo de prefeito, o primeiro prefeito eleito, o jovem empresário, Assis Gomes. De lá até os dias atuais, mais dois Batistenses assumiram a função de prefeito, Edomarques Gomes e o atual prefeito, Gervásio Gomes dos Santos.   

Desfazendo I
Na coluna postada anteriormente dissemos, através de fontes acreditáveis, que o ex-prefeito de Uiraúna teria se esquivado em participar da inauguração de comitê eleitoral dos candidatos a deputados, Zé Aldemir e Pedro Cunha Lima. A informação que nos foi repassada sugeria que teria havido um desentendimento entre o agente de polícia, Pingo D’água e o ex-prefeito. Pingo D’água desmentiu de forma categórica essa informação e que, a ausência de Paulo Artur aconteceu em função de uma viagem que o mesmo teria feito à capital do estado, João Pessoa. 

Desfazendo II
Pingo D’água mostrou-se irritado com a notícia, que segundo ele, era inverídica e sem procedência. Na sua avaliação, o quadro de apoios em Uiraúna continua inalterado e Paulo Artur está alinhavado com os candidatos apoiados pelas lideranças da oposição do município de Uiraúna. Explicação e reparo:  Antes de postarmos a informação repassada pela nossa fonte, tentamos manter contato com o ex-delegado Pingo D’água, fato esse que não se concretizou. 

Adesão I
Uma pergunta não quer calar, “se um dos principais motivos de adesão de prefeitos da região para o candidato do PSDB, Senador Cássio Cunha Lima é a aproximação e relação política com Wilson Santiago, por que esses mesmos gestores não oficializaram suas posições no momento em que, na convenção, Santiago se aliou a Cássio? Deixam passar dois meses para anunciar uma nova postura diante o pleito estadual de 5 de outubro.

Adesão II
Muitas são as respostas para essa questão. Que tal pensarmos que as pesquisas favoráveis e a possibilidade de vitória do senador Cássio os fazem mudar de lado como se troca de roupa. Ainda, será que o município onde essas lideranças são gestores tem alguma relação administrativa com o Estado, na modalidade de convênios e ficaram esses dois meses a engabelar a boa fé do povo e do governador, que é candidato e, que até o momento era o escolhido destes?  Da minha insignificância e miopia para enxergar uma posição dessas, me leva a pensar que a prática dessa modalidade de ação política depõe contra a honra e a dignidade do ser humano, a não ser que na seara política isso seja corriqueiro e compreendido como normal. Outros tantos taxam como: trairagem, covardia e falta de vergonha. 

Implacável I
A 37ª Zona Eleitoral abrange uma micro região formada por cinco municípios, que são, além da sede, São João, Poço de José de Moura, Bernardino Batista, Triunfo e Santa Helena. Nesta quinta-feira, 04 de setembro, o Juiz Eleitoral, Dr. Irlânio Sobreira Machado sentenciou a cassação do prefeito de Santa Helena, Emanoel Messias, depois de já ter feito isso em maio com o prefeito de Triunfo, Damísio Mangueira. O que se pode deduzir dessas decisões é que as denuncias apresentadas nas AIJEs protocolizadas na 37ª Zona Eleitoral, geralmente por candidatos oponentes, continham elementos fortíssimos inclinados a expedientes de práticas proibidas e capaz de desequilibrar o pleito e os seus concorrentes. 

Implacável II
É que numa Zona Eleitoral integrada por cinco municípios o índice foi em torno de 40% dos mandatos cassados, fato esse merecedor de registro e de reflexão. Contatamos o prefeito Emanoel Messias e ele, serenamente, se mostrou tranquilo e nos adiantou que vai provar na instância estadual da Justiça Eleitoral, que não praticou qualquer ato improbo  que pudesse favorece-lo na disputa. Com relação ao prefeito de Triunfo, Damísio Mangueira, ele permanece no cargo por força de uma liminar manejada no TER-PB e se diz confiante na reversão do resultado de primeira instância. Quando Juiz Eleitoral em Uiraúna, D. Irlânio Sobreira Machado já havia cassado o mandato da então prefeita daquele município, Dra. Glória Geane.

Discrepâncias 
Essa eleição vem sendo marcada por episódios inusitados e difícil de acreditar. As adesões, trairagens, o vira-vira, tem dado um tom de desânimo a quem imagina ou sonha com uma disputa política saudável e baseada no campo das ideias. Essa eleição estadual aqui na Paraíba está apresentando dois ingredientes que contribuem e depõem contra o estado de direito com base na lisura do processo, resultado das pesquisas e a compra de apoios políticos. Por falar em trairagens, adesões e outros expedientes espúrios declaro, prefiro e decidi, como político que sou, continuar apoiando a reeleição de Ricardo Coutinho.      

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: