header top bar

George Wagner

section content

Perispírito

05/05/2011 às 00h20

O Perispírito é o invólucro semi-material do Espírito, ou seja, para nós encarnados (vivos), serve de laço intermediário entre o Espírito e a matéria; já nos Espíritos desencarnados (mortos), constitui o corpo (metade material, metade espiritual) que envolve o Espírito e o transporta para o lugar que desejar.

Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório.

Ao morrermos, não temos o corpo físico para nos identificar, pois esse foi carcomido pelos vermes ou cremado. Mas no mundo espiritual ficamos com o perispírito que é um corpo espiritual que tem as mesmas características do corpo que morreu.

Até os mínimos sinais são identificados “do lado de lá”. Quando vemos alguém que morreu, apenas identificamos esse corpo espiritual e não o espírito propriamente dito.

Esse é mais sublime e essencial. É como aqui, quando falamos com Manoel, João, Pedro e etc., que na realidade se encontra revestido de uma personalidade temporária, um corpo físico grosseiro, com um perispírito menos grosseiro que a matéria.

Dessa forma é função do Perispírito:
Manter indestrutível e intacta a individualidade;
Servir de substrato ao corpo físico, durante encarnação;
Constituir o laço de união entre o Espírito e o corpo físico, para a transmissão recíproca das sensações de um e das ordens do outro;

O Espírito Emmanuel, designa o Perispírito como “campo eletro-magnético, em circuito fechado, composto de gases rarefeitos” (gases que se desfazem ou diminuem de intensidade).
Durante o sono o Espírito se desprende do corpo, e o períspirito assume o papel de transportá-lo para o mundo espiritual.

Denominações do períspirito
Há inúmeras, em várias épocas, conforme a Filosofia: nas eras primitivas, Corpo-Sombra; para os indianos, Liga Sharira; no antigo Egito, Ká; para a Teosofia, Corpo Astral; segundo Paulo de Tarso, Corpo Celeste; para a Filosofia do Século XIX, Mediador Plástico; e, finalmente para o Espiritismo, é o Perispírito.

Natureza e Constituição do Espírito
A natureza do perispírito está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. Os Espíritos inferiores não podem mudar de envoltório, pois não podem passar à vontade de um mundo para o outro.

Os Espíritos superiores, ao contrário, podem vir aos mundos inferiores, e, até, encarnar neles. Quando o Espírito encarna em um globo, ele extrai do fluido cósmico desse globo os elementos necessários para a formação do seu perispírito. Assim, conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele encarna.

Resulta disso que a constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados e desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda. O mesmo já não se dá com o corpo carnal, que se forma dos mesmos elementos, qualquer que seja a superioridade ou inferioridade do Espírito.

Perguntas de “O Livro dos Espíritos”
187. A substância do perispírito é a mesma em todos os mundos?

“Não; é mais ou menos etérea. Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da matéria própria desse outro, operando-se, porém, essa mudança com a rapidez do relâmpago.”

O que o perispírito? É o corpo do espírito.

Como assim?

Quando o corpo morre, devolve a sua energia vital para o reservatório de energias divina, chamado de fluido cósmico universal. Ao acontecer, o espírito se liberta ou se desprende e o material químico que foi usado para formar o corpo físico volta à Terra, de onde é originário. É por isso que existe uma assertiva bíblica que diz: “o homem veio do barro e ao barro voltará”, ou seja, os elementos químicos que nos constituem voltam de onde vieram.

– Mas doutor, o senhor é um homem tão inteligente e a ciência está tão evoluída, porque vocês não fazem um corpo físico igualzinho?

– Sim. Em tese isso é até possível, mas não conseguimos dar a ele o sopro da vida.

É uma espécie de gasolina.

O sopro da vida é exatamente a energia vital que retornou e quando ela retorna, não tem jeito não. Só em outra reencarnação. Foi por isso que Jesus naqueles casos de ressurreição na bíblia sempre dizia que os aparentes ressuscitados, apenas dormiam. Se realmente a energia vital tivesse já saído e o espírito desencarnado, Jesus não poderia fazer nada, pois “ não veio para derrogar as leis de Deus e sim para dá-la cumprimento” e é tanto assim que todos eles mais à frente morreram, naturalmente.

E o interessante é que o perispírito, apesar de grosseiro, é um tipo de matéria feita dos elementos químicos do planeta que estamos habitando. Os espíritos estão por toda a parte e nós não o vemos. Por quê? Devido a sutileza desse corpo espiritual que não é perceptível aos olhos comuns. Para isso acontecer é preciso ter mediunidade, como a de Chico Xavier.

Se “morrermos” e não tivermos de voltar mais ao nosso orbe, em outra reencarnação, devido às conquistas espirituais que adquirimos e formos “promovidos” para mundos melhores que o nosso, pois “há muitas moradas na casa do meu Pai” (Jesus), o nosso corpo físico e o nosso perispírito serão revestidos da matéria desse globo e quanto mais evoluído o planeta, mais sutil são os nossos instrumentais de aprendizado: Corpo e perispírito.

E isso acontece com a rapidez de um relâmpago.

São as “coisas” de Deus que faz tudo com perfeição e é a Inteligência Suprema do Universo.

Extraído de “O Livro dos Espíritos”
 

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: