header top bar

José Dias Neto

section content

Padre Rolim e Mãe Aninha profanados

18/01/2018 às 15h03 • atualizado em 18/01/2018 às 15h26

Cajazeiras é uma cidade localizada no Alto Sertão da Paraíba conhecida pelo slogan de ‘’Terra do Padre Rolim’’ em alusão ao sacerdote católico considerado fundador da cidade.

Foi exatamente nesta porção de terra que o Padre Inácio de Souza Rolim fundou a Escolinha da Serraria, aproximadamente no ano de 1829 iniciando o processo de desenvolvimento do que seria a cidade de Cajazeiras, alicerçada e fundamentada no pilar da educação.

Inácio de Souza Rolim foi um dos filhos mais ilustres da cidade de Cajazeiras, seu nascimento foi fruto da união conjugal de Vital de Souza Rolim e Ana Francisca de Albuquerque, mais conhecida em vida como Mãe Aninha, mas quando se trata de Pe. Rolim, infelizmente a sua terra não o valoriza, como deveria.

Muitos são os esforços para que a figura do famoso padre cajazeirense seja incensada como haveria de ser, mas o que é colocado de forma teórica nunca foi colocado em prática, basta visitar os pontos turísticos da cidade para observar que o ‘fundador’ da cidade é esquecido e desprezado.

Como repórter já tive a oportunidade de conversar com muitas personalidades da cidade que criticam este desrespeito com a história da cidade. Até quando a Diocese de Cajazeiras continuará a ser alheia ao Pe. Rolim? Até quando o Poder Público ficará a desprezar a figura do Padre, reverenciando-o por conveniência no tradicional 22 de Agosto? Até quando os cidadãos continuarão a evitar a importância do Padre Rolim para a cidade que temos hoje? Não há como não se indignar.

Nas solenidades que obrigatoriamente o Padre Rolim deve ser ‘adorado’ as autoridades vão até a Praça Ana de Albuquerque (Mãe Aninha) e depositam flores e rezam orações, tudo muito simples. Nesta mesma praça que leva o nome da mãe do do Pe. Rolim, a cidade de Cajazeiras comemorou o centenário da construção do Colégio Padre Rolim, em um grande evento ocorrido em 22 de Agosto de 1937, na oportunidade a praça recebeu um busto do que foi um dos mais renomados educadores do Nordeste do Brasil. Segundo relatos históricos abaixo do busto foram depositadas as cinzas da Mãe Aninha em uma contemplação angélical destas duas personalidades, que ora são esquecidas.

Nesta praça onde encontramos as cinzas da Mãe Aninha e o busto do Padre Rolim testemunhamos diariamente a profanação deste espaço sacro. As plantas estão morrendo, o busto precisa de uma restauração e notem que o lugar sagrado fica ao lado da sede do Poder Legislativo cajazeirense, logo, os vereadores fiscalizadores do Poder Público, observam a profanação sem inquietação, afinal, os cidadãos também não se preocupam, poucos se importam.

A atual situação da Praça Ana de Albuquerque (Mãe Aninha) de total desprezo demonstra a real valorização da cidade de Cajazeiras para com os seus fundadores.

Segundo a historiografia local o Padre Rolim faleceu nas dependências de seu Colégio, onde hoje funciona o Colégio Nossa Senhora de Lourdes e a praça Ana de Albuquerque fica em frente em total abandono. Até quando assistiremos essa profanação ao sagrado cajazeirense sem que haja uma intervenção.

JOSÉ DIAS NETO

José Dias Neto

José Dias Neto

José Dias Neto é radialista e atualmente cursa Marketing na FAFIC. Além de atuar na Rádio Alto Piranhas, desempenha a função de repórter e apresentador da TV/Portal Diário do Sertão. Apresenta o programa Trem das Onze na Alto Piranhas AM aos domingos. Contato: (83) 99144-0709

Contato: [email protected]

José Dias Neto

José Dias Neto

José Dias Neto é radialista e atualmente cursa Marketing na FAFIC. Além de atuar na Rádio Alto Piranhas, desempenha a função de repórter e apresentador da TV/Portal Diário do Sertão. Apresenta o programa Trem das Onze na Alto Piranhas AM aos domingos. Contato: (83) 99144-0709

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: