header top bar

Katiúcia Formiga

section content

O GIGANTE acordou

24/06/2013 às 13h05

No ultimo dia 20 de junho o Brasil acordou decidido a fazer por todo país um manifesto histórico, milhões de brasileiros foram às ruas comemorar a revogação da tarifa de ônibus ( no Rio de Janeiro e São Paulo) e a redução em outros estados, bem como para pleitear  questões socias, como educação, saúde, segurança,fim da corrupção.

Iniciou com um movimento passe livre, pequeno como todo movimento, mas rapidamente ganhou grandes proporções e passou a receber apoio mundial, tanto de manifestos advindos de outros países, como Turquia, como de celebridades internacionais a exemplo de Britney Spears, a Michele Obama, com o lema ‘’ It's not  R$ 0,20 ( Não é  por vinte centavos).

Tal movimento também é histórico, pois é o primeiro no Brasil a não ter liderança partidária, isenta de  manipulação da mídia, surgiu das redes sociais e virou tendência do mundo moderno.

Cientistas políticos,analistas econômicos se reúnem para estudar esse foco de ‘’rebelião nacional’’, provavelmente sinalize a quebra de monopólio do partido atual, mas, por ter muitos objetivos pode enfraquecer e perder  a razão de ser, ainda é muito cedo para chegar a alguma conclusão.

Por outro lado, diria extremista do manifesto, seria o risco de um temido estado de sítio, em razão de constantes protestos sem causa única, podendo se confundir com calamidade pública, como afirma a professora de Direito Penal de Universidade de São Paulo e conselheira da OAB/SP Janaína Paschoal: “A manutenção dos protestos, com a mesma frequência e natureza, implica cavar uma cova para a democracia. É hora de recuar, até por estratégia", escreveu em um rede interna, na última quinta-feira (20/6), na carta “Apelo a todos os franciscanos”.

As manifestações trouxeram muitos benefícios para os brasileiros, vimos que evidentemente unidos somos mais fortes contra uma minoria de elite no poder público, que com insistência e indo às ruas se pode resolver falhas nas atuais conjecturas sociais, o que não dá é fazer dessa luta algo sem foco, sem diretriz e usar dessas manifestações às ruas uma constante, dessa forma o pequeno comerciante que vive do seu trabalho se prejudica, o trânsito caótico fica inviável, e mais uma vez a falta de foco enfraquece o movimento, além dos maus intencionados a usarem para fazer anarquia. Agir assim é dá um tiro no pé.

*Estado de sítio: É uma subespécie do  Estado de Exceção, o estado de  sítio nada mais é do que uma situação temporária de restrição de direitos e concentração de poderes que, durante sua vigência, aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo.Medida extrema que, no Brasil, pode ser decretada nos seguintes casos:

Comoção grave de repercussão nacional;
Ineficácia de estado de defesa decretado anteriormente;
Declaração de estado de guerra;
Resposta a agressão armada estrangeira.

O estado de sítio é uma medida que possui duração de até 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período em caso de persistência das razões de excepcionalidade.

Katiúcia Formiga

Katiúcia Formiga

Katiúcia Formiga Santos: Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ. Pós-Graduada em Direito Processual Civil. Foi juíza conciliadora no IV Juizado Especial Cível, localizado na capital, Foi advogada,atualmente servidora pública do Tribunal de Justiça de PE.

Contato: [email protected]

Katiúcia Formiga

Katiúcia Formiga

Katiúcia Formiga Santos: Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ. Pós-Graduada em Direito Processual Civil. Foi juíza conciliadora no IV Juizado Especial Cível, localizado na capital, Foi advogada,atualmente servidora pública do Tribunal de Justiça de PE.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: