header top bar

Radomécio Leite

section content

Luzes sobre o aeroporto de Cajazeiras

19/12/2012 às 01h58

 

 

Tenho recebido inúmeras indagações de amigos e até de pessoas que nunca vi na minha vida sobre o andamento das obras do aeroporto de Cajazeiras, que teve inicio ainda no governo de Cássio da Cunha Lima, atravessou os dias que José Maranhão governou o estado e neste primeiro de janeiro de 2013 vamos somar mais dois anos do governo de Ricardo Coutinho e pelo andar da carruagem, talvez, em 2013, tenha suas obras concluídas e aconteça a sua homologação.

É uma promessa de 4.829 dias, quase 14 anos, isto depois de termos a homologação do velho aeroporto Antonio Tomás, cassada há mais de 40 anos. Passado tanto tempo esta demora é a representação mais pura da nossa incapacidade, de nossa insignificância, do nosso desprestigio e da falência do querer fazer dos nossos gestores públicos. É mais um ano que se finda e as obras e serviços se afundam e somem nos grotões do tempo.

Esta semana tivemos duas boas noticias: o senador Vital do Rego Filho conseguiu liberar uma verba de 500 mil reais destinados às obras do aeroporto e a outra é a de que a licença ambiental para a execução do balizamento noturno foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 11 de dezembro, que se compõe da instalação da iluminação da pista de pouso, de um gerador, de uma casa de força e uma subestação. Executada esta obra, que está orçada em R$1.669.994,05, o aeroporto, depois de homologado poderá funcionar no período noturno, mas para que isto aconteça é necessário percorrer um longo caminho e atender as exigências da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Força Aérea Brasileira.

Por mais de uma vez ouvimos do Dr. Antonio Fleming, diretor de manutenção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que o processo de homologação é lento e muitas são as etapas a serem vencidas.

Alguns itens exigidos pela ANAC para a homologação, a exemplo da cerca de proteção do local, já vem se arrastando desde o ano de 2009, quando a pista foi construída.

Mas o que me deixa mais “encucado” é o “engasgo” e a demora em concluir uma obra cujo valor é de apenas cinco milhões de reais, obra que representa a esperança, o progresso e o desenvolvimento de Cajazeiras e da região.  Será que no final de próximo ano, em 2013, estarei novamente neste canto de página lamentando que o nosso Aeroporto ainda não foi homologado? Vou rezar para que isto não aconteça. 

Livros

Sebastião Moreira Duarte

Foi lançada a 3ª edição do livro “Do miolo do sertão: a história de Chico Rolim contada por Sebastião Duarte”, no último dia 6, quando das comemorações dos 90 anos de Chico Rolim, no Cajazeiras Tênis Clube. Esta edição vem acrescida com fotos históricas. Recebi também de Sebastião Moreira mais uma publicação de sua lavra, “A José Sarney em seus 80 anos”. É uma belíssima saudação que fez em nome da Academia Maranhense de Letras, no dia em que o homenageado completou 58 anos como membro da Academia, em 17 de junho de 2010.

Antonio Pereira dos Anjos

Recebi das mãos do meu amigo Antonio Pereira dos Anjos (Dr. Toinho), o livro que publicou recentemente: Aposentadoria do Segurado Especial, um trabalho interessante do conhecido advogado dos trabalhadores rurais.

Arland de Sousa Lopes

Recebi através de Dona Amélia Meireles Lopes, uma edição do livro de poemas “Fugaz”, de autoria do cajazeirado Arland de Sousa Lopes. Sinceramente, os poemas de Arlan me deixaram emocionado, dentre eles: “Na Flor da Idade”: “Cada dia que passa/é para mim uma afronta/’aqueles que se foram/na flor da idade. Mais vale a vida/sem as amarras do tempo. Se vivi por demais/só me resta saudade./entre a vida longeva/e a angustia das lembranças,/melhor teria sido partir na flor da idade.”

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: