header top bar

José Anchieta

section content

Lições da eleição de Cajazeiras

07/10/2016 às 14h53

Os processos eleitorais acontecem de dois em dois anos, sempre revelando alguns aspectos interessantes, e que exigem avaliações mais profundas dos analistas políticos. Aliás, os observadores costumam dizer que cada eleição tem a sua história, mas alguns fatos, tradicionalmente, se repetem, marcando a vida pública de cada município.

Em Cajazeiras, especificamente, a eleição deste ano, que consagrou nas urnas o candidato oposicionista Zé Aldemir nos proporcionou lições importantes para serem sempre levadas em consideração. Uma delas foi, exatamente, o silêncio de grande parte do eleitorado, que não se expôs em nenhum momento, e que não se deixou influenciar por barulhos, pesquisas, informações tendenciosas ou qualquer outro tipo de manifestação de quem quer que seja. Outra lição externada foi o jeito firme de muitos de pensar, agir e decidir livremente.

Mas, o que chamou mais a atenção foi o silêncio de muitos. O eleitorado calado que parecia muito indiferente ao processo político, juntou-se aos cidadãos mais ativos e envolvidos na eleição, possibilitando um resultado que refletiu o sentimento e o desejo de mudança estampados no semblante de cada cajazeirense. Essa decisão da maioria, certamente, marca um novo momento político de Cajazeiras.

Inegavelmente, a vitória de Zé Aldemir representa essa nova fase, e tem um significado muito forte no contexto político local e regional. A sua vitória contra o poderoso esquema situacionista foi muito representativa, e por isso, alcançou ampla repercussão no Estado. E não poderia ser diferente, em razão das condições de disputa apresentadas.

Na verdade, o prefeito eleito fez uma campanha modesta, apelando para os cajazeirenses refletirem sobre a necessidade de se promover mudanças e se inaugurar um novo modelo político e administrativo no município. E parece que uma parcela significativa da nossa população conseguiu assimilar bem sua mensagem, o que resultou nessa vitória histórica, que deverá ficar marcada na vida política de Cajazeiras.

Pois bem, o Zé, como se tornou muito mais conhecido entre os cajazeirenses, sai de um processo eleitoral muito fortalecido. Sai como a principal liderança política de Cajazeiras e da região, com um capital político muito interessante. Cabe a ele, agora, a capacidade de unir, de congregar forças para encarar os desafios e lutar pelos interesses coletivos de um povo ávido por renovação das práticas políticas e por avanços significativos em todas as áreas da gestão pública.

A eleição de Cajazeiras realça, pois, essa nova realidade, que dá sinais claros de avanços para uma sociedade mais consciente, livre e preparada para enfrentar seus desafios. Ela deixa lições que abrem caminhos para um novo despertar.  Cajazeiras, portanto, apostou numa nova mudança, mostrando, claramente, que quer algo diferente.

José Anchieta

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: