header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Futebol: História e Cultura

17/08/2018 às 08h25

Sincera e honestamente, não tinha nenhuma noção do gigantismo que se tornou o nosso livro a História do Futebol de Cajazeiras. Graças à ajuda de muitos amigos, cajazeirenses e cajazeirados, fizemos editar 1000 exemplares e destes, resta alguns poucos nas livrarias de Cajazeiras e no sebo cultural. Passados 3 anos desde o seu lançamento em 2015, estamos a cada momento que se passa, colhendo os frutos da nossa ousadia em escrever essa obra. Quando citei a proporcionalidade e o gigantismo do livro, me referi a alguns entendimentos que, sinceramente, meu fugia de um olhar mais apurado e, cito a História. Recentemente, me honrou muito uma ligação seguida de um comentário, feito pelo nobre José Octávio, um historiador, homem culto e que na sua fala dizia sobre o que o nosso livro trazia de excelência em se tratando não apenas da história do futebol, mas, e sim, da história da cidade de Cajazeiras e, para tanto, gostaria quando da sua vinda neste dia 23 a terra do Padre Rolim para proferir palestra sobre o ilustre cajazeiras e ex governador da Paraíba Ivan Bichara, se reunir conosco e mais alguns professores ligados ao futebol e a história da cidade para conversar sobre o futebol como história e cultura. Neste sentido, estamos convidando os amigos comentaristas e professores para esse papo sobre o que tanto amamos que é o futebol. Pois bem, mas, voltando a falar do dimensionamento do livro, temos recebidos muitas solicitações de pesquisadores do futebol Brasil afora, inclusive, perdi até a quantidade que já enviamos a obra para estes. Vários professores de Universidades do sul do país que trabalha com a história do futebol já recebeu o livro e de lá os comentários que recebemos são simplesmente de nos encher de alegria e muita satisfação e eles sempre destacam a história do futebol entrelaçada por demais a da terra do Padre Rolim. Recentemente, foi solicitada pelo nobre amigo e historiador do futebol, Serpa, a remessa de dois exemplares que junto a outras obras de escritores da Paraíba estariam sido remetidos ao Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu em São Paulo e após a remessa já recebemos os informes em matéria publicada em jornal da capital dando ênfase aos nossos livros que agora estão a fazer parte do acervo deste museu. Neste momento, o nosso sonho é ver a possível edição de um livro álbum que homenageia os 70 anos de fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos, para tanto enviamos projeto para o Armazém Paraíba e estamos na espera do apoio.

No almeidão

A primeira partida do mata mata da Série C que indicará quem terá acesso a Série B em 2019 entre Botafogo da Paraíba e Botafogo de Ribeirão Preto vai acontecer neste domingo dia 19 às 19 horas em João Pessoa no Almeidão. A direção do clube paraibano acredita e faz campanha para uma superlotação por parte da torcida paraibana e os ingressos antecipados já estão sendo vendidos na capital principalmente nas lojas de vendas de produtos do Belo. A CBF através da sua comissão de arbitragem já definiu que estes encontros serão todos apitados por árbitros FIFA. Quem apita o jogo dos Botas é o goiano Wilton Pereira.

Convite

Estamos convidando a todos os cajazeirenses e cajazeirados para prestigiar o lançamento da instauração do Museu de Cajazeiras, dia 21, na sede da secretaria de cultura no Casarão dos Sobreiras. Partindo na frente, o futebol já terá o seu espaço sendo ocupado com: fotografias, troféus, documentos, camisas dos clubes. Esperamos que com essa iniciativa, possamos receber doações de muitas outras coisas do futebol que estão guardadas por pessoas que fazem parte desta história. Desde já, agradeço ao amigo Junior, que nos doou a faixa de campeão de 1966 do Estudantes.

BOLA DENTRO

Para o meu Flamengo. Enfim uma alegria a sua classificação para a semifinal da Copa Brasil. Será que virá mais um titulo desta competição? O jogo contra o Grêmio foi sofrido. Isso aqui é Flamengo. NOTA 10!

BOLA FORA

Para o alerta de um amigo sobre o Estádio Higino Pires Ferreira. Bom ficar esperto, acho que vem coisa ruim por ai. Luta titânica para preservar essa história. Até quando? Só Deus sabe. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: