header top bar

José Antonio

section content

As raízes cajazeirenses de Micheline Moura Rodrigues

20/07/2018 às 13h40

Neste período que se avizinha das eleições, têm surgido alguns nomes no cenário da política estadual, com profundas ligações com as famílias, que ao longo da História, ajudaram a construir a cidade de Cajazeiras.

Dentre os nomes, um me chamou a atenção: Micheline Moura Rodrigues, esposa de Romero Rodrigues, atual prefeito de Campina Grande, que está propondo o seu nome para ser candidata a vice-governadora na chapa de Lucélio Cartaxo, que tem também raízes cajazeirenses.

As origens de Micheline remontam ao Coronel Vital de Sousa Rolim (2º), que foi Comandante do 31º Batalhão de Caçadores da Guarda Nacional, que nasceu em Cajazeiras por volta de 1829 e casou-se com sua prima, Vitória de Sousa Rolim, e desta união nasceram os seguintes filhos: Acácio de Sousa Rolim (Tenente), Joaquim Gonçalves Rolim, Bacharel em Direito, Juiz em Cajazeiras (1887) e Deputado Federal pela Paraíba, Sabino Gonçalves Rolim, Vital de Sousa Rolim Filho e ANA JÚLIA DE SOUSA ROLIM, nascida em 1873 e foi casada com BONIFÁCIO GONÇALVES DE MOURA, Bacharel em Direito e Deputado Estadual e é nome de rua em Cajazeiras.

Do casamento de Ana com Bonifácio, realizado em 23.11.1892, nasceram os filhos: Mário Rolim de Moura, José Bonifácio de Moura, Estela Rolim de Moura, Vicentina Rolim de Moura, Francisco Rolim de Moura, Joaquim Rolim de Moura (Jaca), João Rolim de Moura e Dom Zacarias Rolim de Moura, bispo de Cajazeiras.

O 2º filho de Ana e Bonifácio: José Bonifácio de Moura, que em Cajazeiras, foi agropecuarista, dono de engenho, vereador e Promotor Público, casou com Vitória Rolim de Moura, ou Vitória Cartaxo Rolim, nascida na Rua Padre Rolim, a 02.03.1898, professora formada pelo Colégio Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (PB) e desta união nasceram os filhos: Aluisio Rolim de Moura, Bacharel em Direito e Auditor Fiscal, Marta Rolim de Moura, Maria José Rolim de Moura, Guido Rolim de Moura, Estela Rolim de Moura, Gilvandro Rolim de Moura, Gilberto Rolim de Moura, Leopoldina Cartaxo Rolim de Moura, Vitória Reijane Rolim Braga, Bonifácio Rolim de Moura, José Bonifácio de Moura Júnior e João Gualberto Rolim de Moura.

O 11º filho de Ana e Bonifácio, José Bonifácio de Moura Júnior, engenheiro civil, casou com Sônia Magali Araújo e desta união nasceram MICHELINE MOURA RODRIGUES, que é formada em medicina, Cristiano, que é Odontologo e Carina que é Bioquímica e residem em Campina Grande.

O entrelaçamento das famílias Rolim, Albuquerque, Moura, Cartaxo, Guimarães e Gonçalves possibilitaram, no passado, uma alternância e revezamento na esfera do poder público municipal e alcançando também mandatos de deputados estaduais e federais.

Portanto, não seria novidade o ingresso de Micheline na disputa por cargos eletivos, pois já trás no sangue o DNA da política partidária que remontam aos seus ancestrais cajazeirenses e ainda mais por vivenciar esta prática no dia a dia, já que seu esposo, Romero, é militante político em Campina Grande e é atual prefeito de Campina Grande, a segunda cidade mais importante da Paraíba.

A maioria dos membros da família Rolim de Moura migrou para outras regiões do Brasil, principalmente para estudar, tendo como exemplo, os filhos de Ana e José, em número de 12, 10 concluíram o ensino superior.

Os parentes mais próximos de Micheline que residem em Cajazeiras são os tios Gilvandro, funcionário público aposentado e Leopoldina, professora aposentada, que mora na casa que pertenceu aos seus bisavôs, na Rua Padre Rolim.

A frondosa árvore genealógica da família Rolim de Moura é formada por figuras proeminentes, que ao se entrelaçar com outras ramificações sedimentaram não só os alicerces, mas construíram de forma inequívoca e dentro das melhores tradições a vida social, política, econômica, educacional e religiosa de Cajazeiras.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: